Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Por Que Praticar a Atenção Plena?


por Jon Kabat-Zinn


A promessa final de se praticar a Atenção Plena ou o Aqui e Agora como também é chamado, é muito mais ampla e muito mais profunda que o simples cultivo de nossa atenção. O aqui e agora nos ajuda a compreender que nosso ponto de vista convencional de nós mesmos, e inclusive o que queremos dizer com “si mesmo”, é incompleto em alguns aspectos muito importantes.
A atenção plena nos ajuda a reconhecer como e por que confundimos a realidade das coisas com uma história que nós criamos. Isto torna possível traçar um caminho para uma maior saúde, bem-estar e propósito.
Hoje em dia, a medida que juntamos a meditação e a ciência, estamos começando a descobrir novos caminhos, em uma linguagem que todos podemos compreender, para mostrar os benefícios de treinar a si mesmo para conseguir a intimidade com o funcionamento da própria mente de um modo que gera maior visão profunda e claridade. A ciência está demonstrando interessantes e importantes benefícios para a saúde da prática e o treinamento corpo/mente e está começando a clarear as distintas vias através da qual a atenção profunda pode exercer seus efeitos no cérebro (emoção-regulação, memória de trabalho, controle cognitivo, atenção, ativação de mapas somáticos concretos do corpo e aumento cortical em regiões específicas) e o corpo (redução de sintomas, maior bem-estar físico, melhora da função imunológica, influencia epigenética, ou seja, a regulação da atividade em grande numero e classe de genes). Também mostra que a meditação pode contribuir para uma sensação de sentido de propósito da vida, baseada na compreensão da não-separação de si mesmo e dos demais. Dadas as condições nas quais nos encontramos nestes dias neste planeta, compreender a interconexão não constitui um luxo espiritual; se trata de um imperativo social.
Inclusive pessoas muito preparadas – e estes são muitos- estão começando a reconhecer que o pensamento é somente uma das múltiplas formas de inteligência. Se não reconhecemos as múltiplas dimensões da inteligência estamos minando nossa capacidade de encontrar soluções criativas e saídas para os problemas que não admitem soluções simples. É como ter uma visão linear da medicina que considera o cuidado da saúde simplesmente um ajuste mecânico das pessoas, e um modelo automecanico do corpo que não compreende a cura e a transformação, não compreende o que acontece quando harmonizamos corpo e mente. O elemento que falta nesta compreensão mecânica é a Consciência.
A consciência genuína pode modular nosso pensamento, de modo que nos vemos impulsionados por motivações não examinadas a colocar-nos pra frente, controlar as coisas que nos produzem medo, para sempre proferir nossas brilhantes respostas. Podemos criar muito dano, por exemplo, não escutando outras pessoas que podem ter pontos de vista e visões diferentes das nossas. Por sorte, temos mais de uma oportunidade hoje em dia de equilibrar o cultivo do pensamento com o da consciência. Qualquer um pode restaurar certo grau de equilíbrio entre pensamento e consciência no momento presente, que é o único momento que na realidade temos. Os resultados potenciais de aprender com propósito o fato de instalar-nos na consciência e levar o pensamento a um maior equilíbrio são extremamente positivos e saudáveis para nos mesmos e o mundo em conjunto.
Trabalhando nossa consciência plena, por nós mesmos e junto aos demais, serve para apreciar o poder da consciência na hora de equilibrar o pensamento. Não há nada de mal com o pensamento. Muitas coisas belas são provenientes de nosso pensamento e nossas emoções. Porem, se nosso pensamento não está equilibrado com a consciência, podemos acabar equivocados, perpetuamente perdidos no pensamento e fora de nossas mentes quando mais necessitamos.

Jon Kabat-Zinn é o diretor fundador da Stress Reduction Clinic y el Center for Mindfulness in Medicine, Health Care, and Society en la University of Massachusetts Medical School.

Sobre a Ciência Noética


Gostaria de compartilhar aqui um pouco sobre um assunto que vem ganhando espaço na mídia e gerando uma certa polêmica, que é a Ciência Noética. O livro O Símbolo Perdido, de Dan Brown - o mesmo autor do Código Da Vinci, vem trazendo a discussão à tona, pois nele o autor explora um pouco desta teoria através da personagem Katherine Solomon, que é uma cientista noética. Na trama a personagem pesquisa principalmente a importância da força do pensamento e o potencial que o cérebro humano possui. Em um dos experimentos narrados no livro, ela chega a medir "a alma".
Katia Bueno
..
O trecho abaixo está publicado na Wikipedia:
.
A Ciência Noética (do grego 'nous': mente) é um ramo da filosofia metafísica que trata do estudo da mente e da intuição, e sua relação com o intelecto divino. Entre seus objetivos principais podem-se citar o estudo de uma forma não-racional de conhecimento e como ela se relaciona com a razão. Compreende um estudo interdisciplinar da mente, da consciência e de diversos modos de conhecimento, com foco especial nos campos da ciência, saúde mente-corpo, psicologia (transpessoal, integral e tradicional), artes, ciências da cura (terapias holísticas), ciências sociais e espiritualidade. Na tradição ocidental, a teoria noética foi fortemente influenciada pelas teorias de filósofos como Platão e Aristóteles. Nos dicionários modernos, “noética” é geralmente definido como significando “intelecto”, enquanto noesis é traduzida como “insight”. Esta prática deriva de filósofos e teólogos medievais que usaram a palavra em latim intellectus - significando “intuição”. São Tomas de Aquino, desenvolveu uma teoria da inteligência em sua obra “De unitate intellectus” e “Summa Theologica” de um ponto de vista da filosofia cristã.

A ciência noética não deve ser confundida com Misticismo. O misticismo procura se conectar com o sobrenatural através da filosofia, fé e experiência religiosa. Já a noética é uma ciência, isto é, utiliza o método científico para testar as teorias. Procura explicar fenômenos paranormais através de teorias plausíveis de um ponto de vista científico. Os cientistas noéticos têm como objetivo fundir os até então contraditórios ciência e fé e trazer ao mundo uma grande iluminação, uma espécie de epifania na sociedade.
.
Abaixo segue um trecho extraído do site ANTAKARANA, espaço de discussão sobre temas noéticos: http://www.willisharmanhouse.com.br/

AS CIÊNCIAS NOÉTICAS dizem respeito a...
Investigação


“Somos exploradores – e a mais excitante fronteira dos nossos tempos é a consciência humana. Nossa busca é a integração de ciência e espiritualidade, uma visão que nos faz lembrar nossa conexão com o nosso “eu interior”, com os outros e com a Terra.”

O que é a intuição e como ela funciona? Qual é o papel da mente na saúde e no processo de cura? O que é a criatividade com relação ao potencial humano? O espírito sobrevive após a morte física? Como as experiências paranormais se integram na vida cotidiana? Como podemos encontrar maior inspiração, significado e propósito na vida? Se conhecêssemos as respostas a estas e outras questões perenes, elas mudariam nosso modo de viver?

Sobre o Institute of Noetic Sciences

O Instituto é uma organização americana sem fim lucrativo, mantido por seus membros filiados em todo o mundo. Fica na Petaluma – Califórnia, e foi fundado pelo astronauta Edgar Mitchell, da Apolo 14, em 1973, após uma extraordinária experiência quando de seu retorno da Lua para a Terra. Mitchell sentiu que a separação entre mente, matéria e espírito se dissolve em uma experiência de Unidade. Como um cientista bem treinado, ele sabia que um dia a ciência compreenderia a totalidade e a interconexão que ele vivenciou, mas primeiro teria que aprender como acessar níveis mais profundos da consciência humana e compreender as forças do coração e da mente, que vão muito além da moldura puramente racional. Mitchell reconheceu que esta expansão do paradigma científico seria necessária para facilitar as mudanças necessárias para criar uma sociedade planetária pacífica e sustentável. Ele fundou o IONS com este propósito. Hoje, o Instituto atua nesta Missão de ser uma organização de pessoas engajadas mundialmente na pesquisa e na educação, criando a ponte entre ciência e espiritualidade.


Transformação

No Institute of Noetic Sciences, advogamos o estudo do potencial humano, especialmente no laboratório da experiência humana. A ciência moderna não descobriu como explorar plenamente esses domínios, embora o poder transformativo deles seja universalmente evidente. Ao longo da História e em culturas de todo o globo, encontramos uma infinidade de narrativas sobre modos mais elevados de ser, seja na cura, na transformação, na criatividade, desempenho humano e no renascimento espiritual. Estamos trabalhando, portanto, para legitimar as Ciências Noéticas através da combinação de rigoroso estudo científico e acadêmico, alianças interdisciplinares, pesquisas fora da linha tradicional e uma multiplicidade de atividades educacionais e editoriais.

Embora a linguagem da transformação não seja exata, há algo inegavelmente universal nas experiências transformadoras, quaisquer que sejam as formas que elas assumem. Elas geram uma conexão intensa com o “eu interior” e maior convicção para vivermos a vida à partir dos nossos mais profundos valores.



 

Ciencia Noética

A Ciência Noética é a disciplina  científica que investiga a natureza e potenciais da consciência, empregando para isso múltiplos métodos de conhecimento, incluindo a intuição, o sentimento, a razão e os sentidos. A Ciência Noética  explora o mundo interior da mente (a consciência, a alma, o espírito) e como este se relaciona com o universo físico.

Este outro conceito foi extraído do livro “ Paranormalidade:  Um Conhecimento Extraordinário” da psicóloga Elizabeth Lloyd-Mayer – Editora Cultrix.