Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Por que é preciso respirar

Quando você respira rápido, vive rápido e não se vê...
Quando respira curto, vive curto. Tem tempo apenas para reagir
e nunca para ser o iniciador de uma ação, a sua, aquela que você decidiu...
Uma onda vem, lhe desequilibra e é preciso usar a energia
que sobra da pouca respiração para se aguentar e, então, como
tomar uma decisão consciente e própria?
Vivemos dando respostas quando o mais importante
é fazermos perguntas. Que perguntas? Respire... e escute-as

Quando em momentos difíceis e tumultuados as pessoas me perguntam o que fazer, eu, na maioria das vezes, respondo: “respire!!!”.
Claro que todos nós respiramos, caso contrário estaríamos mortos. Porém, quando digo respire é para você colocar intencionalmente mais ar (oxigênio) dentro de sua circulação sanguínea.
Não sou especialista da área da saúde, mas tenho certeza de que quando você respira com a intenção de fazê-lo, você aumenta sua vitalidade e, embora não consiga provar, sua longevidade também.
No entanto, o que quero lhe dizer é que respirar melhora sua qualidade de vida não só pela oxigenação, mas pelo tempo que dura uma inspiração e uma expiração.
Você sabia que expirar em grego significa espírito?
Pois é, respirar com intenção e prestando atenção lhe dá a oportunidade de parar um ou dois segundos antes de uma atitude qualquer. Se você ainda não fez isso, não pode acreditar no milagre que esses segundos podem fazer em sua vida e eu estou dizendo de apenas 1 ou 2 segundos.
Experimente isso agora. Respire... solte o ar.
No que você pensou?
O que sentiu?
Nada?
Ótimo!!!
É exatamente isso. Nada!!!
Um ou dois segundos de descanso e não de reação.
Você já reparou como vivemos? Reagindo aos acontecimentos compulsiva e automaticamente sem nos darmos conta de que estamos sendo levados pela "maré" de energias eletromagnéticas produzidas por todos.
Você, sem se dar conta, está no mar dessas energias e vai nadando como pode e apenas reagindo sem escolha ou com pseudoescolhas, pois, se o mar está bravo e não está pra peixe você não pesca e nem percebe que o resultado obtido em nada tem a ver com o que buscava. Por fim, acaba chamando isso de "destino" o que eu chamaria de “inconsciência".
A saída é: respire... mais uma vez... Muito bem, com a respiração consciente você tem força para, mesmo a partir de dentro desse mar, escolher se quer ou não nadar e para que direção.
Uma simples respiração consciente faz você fazer contato com a sua capacidade de escolha, independente de pessoas e fatos. Falo da sua própria capacidade, que vem da sua melhor parte, da sua parte essencial, aquela que sabe que há mais vida para você viver e mais amor para você sentir, mas que está sem ser ouvida, pois quando respira pouco, você vive pouco e se escuta pouco.
Quando você respira rápido, vive rápido e não se vê. Apenas olha para fora e enxerga esse mar de energia que o envolve. Quando respira curto, você vive curto e tem tempo apenas para reagir e nunca para ser o iniciador de uma ação, a sua, aquela que você decidiu. A onda vem e lhe desequilibra e é preciso usar a energia que sobra da sua pouca respiração para se aguentar e, então... como dá para tomar uma decisão consciente e própria?
Vivemos dando respostas quando o mais importante é fazermos perguntas.
Mas, como perguntar se não temos ar? E aí vamos respondendo, tentando acertar e usando nossa pequena respiração para prestar atenção se conseguimos agradar aos outros. Frustramo-nos na grande maioria das vezes. Respiramos menos quando estamos tristes ou desapontados e entramos num círculo vicioso onde: respiramos menos, pensamos menos, sentimos menos e reagimos mais.
A saída? Respire... mais uma vez... isso, mais uma... ótimo! Agora se faça uma nova pergunta.
O quê? Não sabe que pergunta fazer?
Relaxe e respire...
A pergunta útil aparecerá... continue respirando devagar e conscientemente...
Quantos segundos vai perder? Talvez uns 200, 300 ou quem sabe 1.000, mas o que são segundos diante da vida boa que podemos ter quando simplesmente respiramos e deixamos nossa essência dar boas soluções e boas respostas.
Respirar lhe dá responsabilidade, o que é isso? A habilidade em responder. E para dar respostas é preciso parar de reagir compulsiva e automaticamente. Responder com responsabilidade é se perguntar: Qual a minha parte nessa história?
Ah! Respirar... viver mais e melhor exige responsabilidade, pois sem ela você fica sem capacidade de escolha positiva, lembrando que não escolher também é uma escolha.
Todos queremos liberdade e a temos quando respiramos. Quanto ar você quer tomar dessa vida? Quanto ar você que dar para essa vida?
Só depende de você!!!!!
Faço um desafio... Respire...

Heloísa Capelas
Diretora de Desenvolvimento Humano do Centro Hoffman

Nenhum comentário:

Postar um comentário