Total de visualizações de página

sábado, 28 de maio de 2011

"COORDENADORES PEDAGÓGICOS PARTICIPAM DE CURSO BÁSICO SOBRE VALORES HUMANOS"


O curso é resultado de parceria entre a Prefeitura de Vitória da Conquista e o Instituto Sri Sathya Sai de Educação do Brasil. O objetivo é resgatar valores como paz, amor, retidão, verdade e não-violência
Aproximadamente cinquenta coordenadores pedagógicos, que atuam nas escolas da Rede Municipal de Ensino, inscreveram-se em curso iniciado na manhã desta segunda-feira, 11, no auditório da Agência Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Renda (ADTR), com carga horária de 40 horas. Trata-se de um curso básico sobre Educação e Valores Humanos, oferecido pela Prefeitura de Vitória da Conquista em parceria com o Instituto Sri Sathya Sai de Educação do Brasil, instituição de origem indiana sem fins lucrativos.

O objetivo do curso, segundo a ministrante Hebe Dias Teixeira, é resgatar nas pessoas, individual e socialmente, os cinco valores humanos: verdade, paz, amor, retidão e não-violência. Hebe explica que esses valores são natos. “As pessoas já nascem com eles, pois todos somos criados à imagem e semelhança de Deus”, explica. No entanto, a despeito de sua natureza espiritual, o conteúdo nada tem a ver com nenhuma religião.

Natural de Brasília e atualmente com 77 anos, Hebe é formada em Economia. Fez carreira como funcionária dos Correios até se aposentar, aos 71 anos. Ela recorda que, quando se aposentou, tinha pela frente duas opções: o trabalho como consultora e o trabalho voluntário. Optou pela segunda opção e, desde então, viaja pelo Brasil e pelo exterior, fazendo e oferecendo cursos sobre os valores defendidos pelo instituto. 




O curso oferecido aos coordenadores, de acordo com Hebe, pretende “educar” os corações das pessoas. “Amor em pensamento é verdade. Amor na emoção é paz. Amor na ação é retidão. E amor na compreensão é não-violência”, diz. “A violência só existe porque não há compreensão”.

FELIZ COINCIDÊNCIA – Ao oferecer o Curso Básico de Valores Humanos aos coordenadores, a idéia da Prefeitura de Vitória da Conquista é fazer com que esses valores humanos cheguem à sala de aula – e, naturalmente, aos alunos. Algumas coincidências positivas ocorreram. Entre as participantes, por exemplo, estava Maria da Natividade Gonçalves, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Pedro Francisco de Morais, no bairro Jurema. Nessa escola, já vinha sendo realizado uma iniciativa pedagógica baseada nos mesmos valores visados pelo curso oferecido por Hebe Teixeira.

Trata-se do projeto “Vivenciando Valores Humanos”, que disponibiliza aos alunos dinâmicas, trabalhos em grupo, atividades artísticas a alunos entre 6 e 12 anos, que cursam desde a Educação Infantil até o 2º ano do Ciclo II. A culminância do projeto está prevista para ocorrer no próximo dia 20. Porém, até o final do ano, será oferecida uma oficina permanente aos alunos, na qual eles terão acesso, durante duas horas por dia, a conteúdos sobre valores transversais como ética, cidadania, meio ambiente e saúde. “Os alunos saem das oficinas com ensinamentos básicos sobre esses temas”, diz Natividade.

A coordenadora detectou uma feliz coincidência no fato de combinarem os conteúdos do projeto pedagógico da escola e do curso oferecido na ADTR. “Vai enriquecer muito o nosso projeto. A partir das aulas, vamos desenvolver outras atividades”, observa. “Ficamos muito gratificadas, pois sabemos que estamos no caminho certo”.
Fonte: http://portaldosanjos.ning.com/group/valoresquenotempreo/forum/topic/show?id=3406316%3ATopic%3A630902&xgs=1&xg_source=msg_share_topic

Nenhum comentário:

Postar um comentário