Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Adulto Índigo

Por Ingrid Cañete


Teu véu é tão azul. Impõe-se e seduz. Traz a voz da mudança.


Falar sobre os Índigos adultos me parece simples e também muito complexo. Sou um deles, sou psicóloga e agora me lembro bem de todas as vezes que um adulto por mim entrevistado tinha que enfrentar as perguntas: Quem é você? Como te podes descrever?

Imagina, leitor, que inquietante e perturbador pode ser responder a estas perguntas quando percebemos desde a infância, pouco a pouco, que nossos comportamentos, expressões, sonhos e atitudes eram tão distintos dos outros, que nos tratavam como “tipos raros” ou até mesmo como um pouco “loucos”.


Nestas situações, o olhar dos outros seres humanos, tão importante e básico na infância para a formação de nossa personalidade, identidade e autoestima, se transformava no espelho de uma verdade que doía muito. O que acontece, é que nos dói tanto e as vezes soa tão mal para o olhar receptor de uma criança, que tal espelho humano passa a ser evitado, por razões de autoproteção e de sobrevivência, por hipótese.

Claro está que para os Índigos, evitar o olhar é algo muito difícil, já que são seres movidos pela verdade e naturalmente conduzidos a buscá-la em sua principal fonte, o olhar. É difícil também que, os Índigos evitem os olhares das pessoas para proteger-se dos espelhos reprovadores, pois eles captam a verdade instantaneamente de outras maneiras, ou seja, sentindo ou lendo o campo energético da pessoa.

Em psicologia é muito estudado sobre o jogo dos espelhos, e sabemos hoje que nós somos todos, espelhos uns dos outros, na interminável trama da rede das relações humanas. Se uma mãe, por exemplo, quase não olha nos olhos de seu filho desde muito cedo, para falar e comunicar-se com ele, as seqüelas, os traumas e os efeitos podem ser muito graves na conduta do futuro adulto.

Se isto é verdadeiro para uma criança em geral, nos parece que teremos que pensar analisar e estudar muito ainda, a respeito do que pode ocorrer com as crianças Índigos devido as suas distintas características, especialmente sua elevada sensibilidade. Pois, é claro, que as características da personalidade dos Índigos adultos, assim como sua conduta, são, pelo menos em parte, conseqüências e efeitos do que passou em sua infância, igual para todos os seres humanos. Bom, espero que encontre nesta linha uma ponte, uma via de conexão mais fácil entre você e teu Eu Superior, aquele que parecia até estar sepultado depois de tantos anos pelas pressões, críticas e opiniões das pessoas do seu meio ambiente.


Agora, vamos ver se você sente até hoje que:


- Buscas algo que permita sentir-se inteiro como pessoa, sejas homem ou mulher.

- Buscas ser e estar por inteiro onde estás.

- Sente que ainda está buscando sua verdadeira vocação, tua missão de vida.

- Percebes que és muito inteligente, com uma grande energia, muitas habilidades, visão, intuição e sensibilidade especiais, mas não consegue encaixar-te em nenhuma ocupação do tipo convencional ou em nenhuma carreira chamada tradicional, nem consegues corresponder por muito tempo a nenhum dos padrões e regras previamente estabelecidas.

- não consegue conformar-se nem corresponder as expectativas do meio, especialmente do meio profissional.

- sentes que estás em busca de algo que não consegues definir bem, porem está muito seguro de que deves seguir adiante, vagando entre dois ou mais mundos e ocupações, porem tem a intuição de que tua regra nesta vida é traduzir, transmitir tudo: informações, conhecimentos abrir caminhos, romper fronteiras.

Caso tenha se identificado com esta descrição, és muito provável que sejas um adulto, jovem ou adolescente Índigo. (Cañete, 2007:ce)


Ingrid Cañete: psicóloga, Máster em Administração de Recursos Humanos, escritora professora, consultora nas empresas para temas de qualidade de vida, stress e saúde. E-mail: canete@terra.com.br.

Autora dos livros, Criança Índigo, a Evolução do Ser Humano e Índigo Adulto.


Fonte: Pedagooogia3000 (Livro)

Tradução: sandraferris@globo.com