Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Série Quero Mudar: Parte 3 - Final

Passo 7: Bom humor e cortesia


“Tenho bom humor, sorrio. Sorrio ao espelho, sorrio de mim mesmo/a. sorrio as crianças, aos bebês, as flores, ao céu, ao dia e a noite. Percebo as coisas e as situações como um jogo divino”.


O sentido de humor pode me salvar a vida. Um sorriso também. O sorriso é curador.


A cada dia cumprimento minha esposa/o, filhos, colegas, pessoas no ônibus, o motorista… vou me assustar do quanto vou começar a receber. É um hábito de vida excelente. Não tenho medo ao abraçar de todo coração a minha família, meu filho grande, meus amigos. Olho as pessoas nos olhos. Assento-me e compartilho. Dou uma palavra de alento. Lembro-me: “O mau gênio atrai o mau gênio. Bom humor atrai o bom humor”. Assim é fácil.


Cumprimentar e sorrir. Sim, eu posso!


Passo 8: Cuidar-me e equilibrar


“Cuido-me. Cuido-me fisicamente. Cuido-me emocionalmente. Cuido-me mentalmente. Cuido-me espiritualmente. E me sinto cuidado/a, me sinto amado/a.

É a continuação do passo 3, me lembro: Liberar! Começando pelo físico. Agora vou cuidar de mim! Não é egoísmo, é também parte dos passos imprescindíveis da mudança. Como vou ajudar aos demais se eu estou mal? Não! Primeiro, eu tenho que estar bem, e as pessoas ao meu redor vão estar bem, e a humanidade também. Se estiver cheio/a de luz e irradio luz o tempo todo, é o maior presente que posso dar a este planeta.

Vou me cuidar, quanto a: dormir bem, comer bem, (não é quantidade, mas a qualidade do alimento que conta), me cuidar quanto ao álcool e as drogas[1].

Como vimos não me esqueço de limpar fisicamente minha casa, meu lugar de trabalho e meu Corpo. Para que flua a energia da mudança, tudo tem de estar limpo (Senão faço fluir porcaria! Eca!)

Observo e reconheço as minhas emoções. Equilibro-as e as curo. Rodeio-me de amigos e colegas de “boa vibração”. Cuido minhas relações.

Faço uma boa limpeza de meus pensamentos também. Observo se há pensamentos negativos, os observo e os deixo ir. Alimento minha mente, meu coração e espírito de livros e filmes inspiradores.

Alimento meu espírito de silêncio e inspirações espirituais de muito amor e pureza.

O segredo: Equilibrar! Freqüentemente constato que não posso fazer tudo, o tempo me escapa das mãos. Estou esgotado, esgotada. Isto também é inegável, mas agora tudo também vai fluir mais rápido. Então, descanso e só me concentro em equilibrar meu tempo e minhas atividades. A cada dia, sua tarefa, nem mais, nem menos. Passo a passo. Não vou me estressar, porque não posso fazer tudo de uma vez. Nada mais.


Vou equilibrando minha vida, pouco a pouco. Sim, posso! É higiene de vida pessoal.

Passo 9: Serviço


“Somos a humanidade a caminho, em serviço”


Sinto-me melhor se me sinto útil. Então trabalho minha auto-estima e me dou conta que tenho muito a dar para as pessoas. Dou-me conta que tenho dons únicos que ninguém tem: algo para a terra, algo para as pessoas, para os animais, as plantas. Dou-me conta que tenho um propósito de vida[2] na Terra (Senão, para quê estou aqui?). Todos e todas têm um, sem nenhuma exceção. Começo com coisas pequenas, com amor. Lembro-me que é preciso dar para receber.


Busco e aceito meu propósito de vida. Sim, posso! É minha razão de estar aqui.


Passo 10: A mudança começa em mim mesmo.


“Conheço a mim mesmo/a. Tudo está dentro de mim. Como alguém busca as perolas escondidas nas conchas no fundo do mar, exploro e busco as perolas escondidas no fundo do meu coração”.

Não tenho medo de pedir ajuda ou direção, mas sempre atenta. Sem esgotar as pessoas a quem solicito conselhos, porque afinal, tudo está dentro de mim! Também faço saber minhas necessidades: físicas, emocionais, cognitivas, psíquicas, espirituais. Sei receber e sei dar. A mudança começa em mim mesmo. Não vou mudar quando mudo meus filhos, minha esposa/o e minha sogra, ou quando este mundo estiver melhor. Isso é ilusão total, um auto-engano de primeira. Quero mudar, mas não posso até que meus filhos estejam na universidade. Não posso mudar com “o marido que tenho etc…”. São puramente desculpas enganosas. Outro engano é dizer: “Não posso mudar, porque estou demasiadamente preocupada/o por tal coisa”. Então paro de me preocupar e me ocupo – ou simplesmente solto – segundo a situação.

Ahhhhh, outra desculpa muito clássica: “Sim desejo mudar, mas não tenho dinheiro para pagar pela sessão de... ou pela terapia de…, que pena, não posso”. Primeiro, há muitas atividades, conferencias e reuniões de desenvolvimento pessoal gratuito[3]. Segundo, se preciso de ajuda, posso oferecer uma troca como forma de pagamento. Sempre há uma terceira, quarta e infinitas soluções, quando alguém quer de verdade.


Mudo quando mudo a mim, não quando meu vizinho ou meu parente muda.


É uma boa idéia fazer algo novo. Não só fisicamente como se indicou no ponto dois, mas também em qualquer coisa como: aprender um novo idioma, tomar aulas de algo que sempre se quis fazer, mas nunca teve dinheiro ou o tempo de empreender. Arte, teatro, de musica, canto, cozinhar, ir a lugares sagrados, a lagos e montanhas, viajar, aprender técnicas anti-stress, relaxamentos, massagens, estar com a natureza, cuidar de um jardim, ter mascotes, alguma atividade social útil, encontrar novas pessoas, novos mestres, mestras… Novos livros, novos filmes. A idéia é romper a rotina e esquemas. Abrir novos horizontes.

Não temo fazer algo novo, ao contrário, ao empreender algo novo, despejo minha mente e desbloqueio processos, estou aberto a qualquer mudança.

Assim, deixo tudo que me consome tempo e energia e não me serve, podem ser amizades daninhas, relações que me molestam, reuniões com “amigos” ou parentes que tem tendências a “tomar conta”, horas de televisão estéril, reuniões “sem fim” que não me interessam… torno-me seletiva com meu tempo e minha energia. Valorizo meus espaços e tempo, e quero só os de boa qualidade que me fazem crescer. Não me ponho em situações que sei que me estressam ou me fazem dano. Sou livre em minha vida e em minhas metas.


Quero mudanças? Então começo comigo mesmo/a. Agora!


Passo 11: Constância e perseverança


“Constância e perseverança é consciência, é hábito de vida, é fluir com a vida. É amor. É cumprir. É entrega aos meus ideais. É ser coerente com meus pensamentos, palavras e ações. Desejo-o e o busco. Organizo-me e fluo”.

A Constancia e perseverança, sim, são possíveis. Tenho grandes metas, mas me submeto a metas factíveis, passo a passo. Sou firme, porem real. Um exemplo: uma amiga decidiu fazer Tai Chi. Ela pensou: “É melhor fazer uma vez por semana, mas sem falhar. Isso me permite ir à aula de Tai Chi 52 vezes ao ano. Isso é melhor que tomar a resolução de fazer todos os dias, e depois de uma semana me canso e paro, e ao final terei feito… 7 vezes somente, deu um rolo em 7 de Janeiro!” assim o fez e o resultado foi bom. Depois, passou a duas vezes por semana e completou com outros esportes, como Yoga, Pilates, Chi Kong, “correr” e fazer caminhadas com seus filhos (e acampar com eles. Que divertido!), meditar.

Ao mesmo tempo ela se organizou em grupo, com horário. A sinergia do grupo e do instrutor lhe ajuda grandemente a autodisciplina. Torna o processo leve. Funciona igualmente com qualquer esporte ou atividade de desenvolvimento pessoal. Melhor pouco, mas constante, que tudo de uma vez e depois deixar. Se me entedio facilmente, vou alternando. Um dia Tai Chi, outro dia outra atividade e no terceiro dia outra coisa. E não só esporte pode ser também atividades sociais, artísticas, teatro, canto, leituras inspiradoras, filmes interessantes, Conversas (bater papo)…

Assim, não vou me cansar e vou variar meus trabalhos energéticos. Sei que é mais fácil fazer atividades em grupo do que sozinho/a em casa[4]. A energia que gera um grupo é maior que a soma da energia de cada um dos membros do grupo, pelo efeito da sinergia. Coloco a intenção de fazer exercícios que sejam ao ar livre. Em caso de problemas graves (álcool, drogas, transtornos sérios) como mencionamos no ponto oito, pedindo ajuda profissional. Tudo bem! Às vezes também ajuda uma ruptura “mais drástica”: viagem, retiro, mudar de país[5].

Cada um sabe o que funciona melhor para si. O pior é não fazer nada. E o pior do pior é nada fazer! E alem disso, queixar-me de tudo! Faço algo e confio que esse algo vai me corrigir no processo.


A Constancia e a perseverança. Sim, é possível! Torna-nos o processo mais fácil e leve.


Passo 12: Não deixar para amanhã as coisas que posso fazer hoje.


“Não deixo para amanhã o que posso fazer agora. Não fico falando no vazio, atuo”.

Não deixo para amanhã o que posso fazer agora. Nem tão pouco, faço agora a tarefa que corresponde ao dia de amanhã, senão vou me “esgotar” e estressar. A cada dia a sua tarefa e seu equilíbrio.


Estar no presente. Sim, posso!


Passo 13: Amor


Quando há duvida, regresso ao amor e a intuição de meu coração e regresso a “intencionar”, como no passo um.

Hum... Já vejo. Não é tão complicado! É simples, ainda que nem sempre fácil.


Quero mudar e agora sei como!

Já posso.


[1] Em caso de vício serio, peço ajuda a um grupo de apoio, seja de álcool ou droga. É necessário pedir ajuda de fora, e está certo pedir. Sou honesto/a comigo mesmo/a, e aprendo a humildade.

[2] Também chamado projeto de vida, vocação ou missão. Cada propósito é importante, não há grande ou pequeno. Alem do mais não é tanto “o que” faço, o mais importante, é “como” o faço, com consciência.

[3] De fato, na maioria das cidades da America Latina há Tai Chi, Falun Dafa e outras atividades grátis nos parques nos fins de semana.

[4] O exemplo clássico. Estou motivado a fazer exercício. Então compro as máquinas de academia e os pesos. Gastei muito Pinheiro com isso, e agora a motivação se foi, me entedio sozinho/a com minha máquina. Ao final, ficam os aparelhos de exercício em minha casa e me toma todo meu espaço físico. Nem sequer são estéticos! Melhor investir este mesmo dinheiro em uma academia de ginástica ou de qualquer esporte que gosto e que se faz com outras pessoas.

[5] Conheci uma amiga que era totalmente dependente de droga e estava aumentando cada vez mais a dose. Em geral, é o fim da linha para a vida, por overdose. Ela tomou um avião com passagem só de ida para outro continente. Pôs-se a viajar neste continente e a fazer coisas diferentes, interessantes e trabalhos. Teve que trabalhar, aprender um novo idioma, etc. Nunca mais tocou as drogas. Não somente continuou viva, como também fez um monte de coisas para a nova humanidade e teve uma bela família e belos trabalhos. Só lhe faltava romper com o passado, mudar de esquemas e “encontrar-se”. Claro, minha amiga foi um pouco drástica, mas seu caso era um pouco drástico também.


Tradução do original em Espanhol: sandraferris@globo.com




segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Série Quero Mudar: Parte 2

Passo 2: A fluidez física

“Meu Corpo é sadio. Tenho fluidez. Cada uma de minhas células se enche de luz verde, cor de esmeraldas liquida. Cada célula é sã e forte. Uma energia pura e luminosa corre por todo o meu Corpo. Minha pele irradia luz. Meus olhos irradiam Amor”. Entendo que a mudança tem alguma coisa a ver com a fluidez, então começo simplesmente pelo… o Corpo, meu Corpo. Começar com o trabalho físico é uma boa maneira de iniciar o trabalho espiritual, o desenvolvimento pessoal e conseguir “viver bem.”. Por isso tenho um Corpo, e por isso estou dotado/a da respiração, porque são pontes sagradas entre a matéria e o espiritual, o finito e o infinito, o temporal e o atemporal. Trabalhando com meu Corpo, posso abrir os meridianos energéticos e ajudar que assim flua mais energia. Portanto, cuido do meu corpo, faço exercícios que gosto, não importando, quão enfermo, cansado, “arruinado” está meu corpo físico. Não importa tampouco minha idade. Começo suavemente a mover-me (sem lamentar, sem criar dor), a fazer esporte, a caminhar. Busco aulas de Tai Chi, Chi Kong, Yoga, dança ou qualquer atividade que me faça trabalhar o corpo, a respiração e faço os exercícios com consciência. Cada vez que “desbloqueio” uma parte de meu corpo, “desbloqueio” o emocional, o mental, o espiritual, meu próprio processo de aprendizagem. Tudo está ligado. Cuido da minha alimentação, tomo muita água e líquidos variados que podem ser: sucos, caldos, batidas, vitaminas, destilados (Não só cervejas!). Pouco a pouco curo limpo e desintoxico meu corpo . É meu primeiro dever. Se preferir os esportes mais fortes, também é bom que o corpo sue e se mova rapidamente. Dependendo da minha idade e de meu gosto. As Artes Marciais são recomendáveis. As caminhadas também. O importante é fazer algo que goste. Trabalhando a parte física do meu ser, permito que cada célula de meu corpo se limpe; facilita a fluência de minha energia vital e me dá a oportunidade de carregar-me com energia limpa.

Passo 3:Liberar o emocional!

“Solto o passado, solto meus apegos, sano, curo, limpo, libero agora. Libero todos os meus bloqueios, conscientes e inconscientes. Eles se vão, em um grande rio de luz líquida brilhante e pura. Se dissolvem. Solto e libero agora”.

Soltar é liberar .

Posso conseguir qualquer meta que me proponho quando equilibro primeiramente:

- Meu intenso desejo de mudança e de ter sabedoria - Com a total entrega dos resultados (quer dizer não estou apegado/a aos resultados). Em outras palavras, me entrego ao bem maior. Me solto, sorrio, aceito, agradeço. Não importam os resultados. O importante para mim é a lição, aprender e crescer. Seguir adiante. Na continuação, quatro maneiras de se soltar (entre outras):

1) Solto-me fisicamente, fluo, deixo-me ir, me permito sorrir, dançar, cantar, mover-me. Tenho bom humor e sou otimista. Isso é o 2º passo. Agora vou ao 3º passo, a fluidez emocional, que consta de 3 etapas:

a) Solto o passado. Somente se meu passado está perdoado, limpo, posso fluir no presente e no futuro. Consiste em perdoar e “limpar” todo o passado. Fecho o “circulo”. Chamo minha mãe, meu pai, para agradecer-lhes e dizer-lhes que os quero. Eu sei perdoar. Não fico com nenhuma raiva nem rancor.

b) Solto os apegos, especialmente das pessoas que quero bem. Sigo querendo-as bem, mas sem apegos, sem molestá-las, sem dramas. Com respeito. Solto também conceitos e minhas idéias fixas.
c) Solto os traumas, medos, bloqueios, problemas, qualquer experiência má. Libero, perdôo e solto, deixo ir (especialmente as pessoas que odeio; se for o caso). Transformo o ódio em gratidão, quer dizer que agradeço a esta pessoa (ou situação), reconheço o que aprendi dela ou dele, desejo que eles saiam da minha vida, e… sigo meu caminho.
4) Liberar, se posso, é fácil, hummmm, não é tão fácil, mas é questão de querer, não? Também é a condição indispensável para começar. Assim, mãos a obra, coração a obra! Não posso avançar com todas essas malas que pesam meia tonelada! Inclusive me ajudo liberando fisicamente as coisas que não me servem, dando de presente o que não utilizo . Se algo está velho ou rasgado, se algo não funciona; conserto. Limpo fisicamente minha casa e meu quarto. Minha oficina ou lugar de trabalho também. As caixas e cantos. Pinto novamente minha casa, meu quarto, minha oficina. Assim se solta mais facilmente meu emocional.

Ao ordenar o de fora, ordeno também o de dentro.


Passo 4: Sonhar grande e dar passos de formiga

“Meus sonhos são grandes, meus ideais altos. Não libero meus sonhos. E sei que os passos a dar são milhares de passinhos. Sei que uma viagem de mil quilômetros se inicia com o primeiro passo, depois outro e logo depois outro. Para lavar um montão de pratos sujos: lavo um primeiro, depois outro, logo depois outro, um por um. Simples assim”. Mantenho meus sonhos grandes, meus ideais altos, minhas visões vivas e… sei que os passos a dar são passos de formiguinhas. Uma vez, estávamos tomando café com um amigo e desejávamos muito fortemente que todo o planeta se enchesse de sabedoria e de luz. Então fiquei triste e lhe disse: “Maoi, como vamos fazer isso?” Meu amigo então pegou uma colher e deu golpezinhos suaves, mas firmes e rápidos na xícara de café. Tac,tac,tac… “Milhares de golpezinhos”, disse ele, “sem parar”. Às vezes a tarefa é demasiadamente grande, a mudança que desejo me parece impossível, então uma voz perniciosa me diz: “Melhor não começar, melhor abandonar meu sonho; a viagem é demasiadamente longa”. É justamente nestes momentos que contesto: “Então, melhor começar agora. Com a maior razão! Começo agora mesmo”. Quer dizer, mantenho a intenção firme de mudar e, aceito dar os minúsculos passos que me conduzem a mudança, um por um, sem impaciência, sem irritação, sem frustração. Com amor confiança. Tudo se dá.

Um passinho, um golpezinho. Sim, posso dar!



Passo 5: Respirar e paciência

“Respiro conscientemente e relaxo as tensões. Meus ombros e nucas estão relaxados. Respiro conscientemente e relaxo. Respiro conscientemente e alivio o stress. Respiro conscientemente e me adapto ao meio. Posso lidar com qualquer situação. Sou fluidez. Respiro conscientemente e tenho paz e calma. Sou paz. Respiro conscientemente e abro um portal ao infinito e a eternidade”. Respirar conscientemente, sempre posso; caminhando, cozinhando, fazendo exercícios fácies de respiração. Especialmente se me soar a ira, a raiva ou depressão. Lembro-me que a mente não se controla com a mente, mas sim com bons hábitos de respiração. Começo pouco a pouco. É só uma questão de hábito: Lembrar-me de respirar conscientemente quando me dá nos nervos! É uma boa idéia fazer alguns exercícios de respiração consciente e de meditação a cada dia, constantemente. Começo com um minuto, três minutos, e pouco a pouco vou aumentando. Vai mudar a minha vida!

A respiração consciente. Claro que posso! É automática e é todo o tempo!



Passo 6: Hábito de agradecer e ser positivo

“Eu vejo o lado positivo em tudo que me acontece, aprendo de tudo, vejo a bondade em tudo, vejo mestres em todos/as. Agradeço por estar aqui. Agradeço por esta vida. Agradeço por este alento”.

Agradeço sempre. Tenho o hábito de falar, pensar e atuar sempre positivamente.

Aprendo a não temer nada, nem a julgar. Quanto mais terrível me parece uma pessoa, maior é o Mestre para mim. Quando tiver aprendido a lição, qualquer que seja a que teria que aprender, “desaparecerá” no mesmo momento, a pessoa de meus tormentos. Superei o desafio e vou para os próximos passos. Tudo o que afirmo, penso, falo e faço, o encaminho positivamente. A partir de hoje não faço afirmações de coisas negativas como: “este país é terrível, sou estúpido/a, não posso, esta pessoa é horrível, tenho medo...” Porque isso é como alimentar ondas densas e de baixa freqüência, é envolver-me nas mesmas. A partir de agora, afirmo, penso, falo e faço as coisas positivamente. Por exemplo: “este país, precisa reconstruir-se, precisa de paz e consciência. Esta pessoa quer luz. Envio luz e paz a tal lugar. Este meu filho precisa de amor. Eu posso. Tenho talentos a oferecer. Sou luz. Sou amor…, etc.…”. Como vê não é complicado. É só um “switch” em minha cabeça.

Agradecer e ser positivo. Sim, posso!



Tradução: sandraferris@globo.com