Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

RYAN HRELJAC O menino que tirou a sede de meio milhão de africanos




Ryan Hreljac Ryan nasceu no Canadá em maio de 1991, ou seja, hoje (2010) tem 19 anos.
Quando pequeno, na escola, com apenas seis anos, sua professora lhes falou sobre como viviam as crianças na África. Profundamente comovido ao saber que algumas até morrem de sede, que não há poços de onde tirar água, e pensar que a ele bastavam alguns passos para que a água saísse da torneira durante horas... Ryan perguntou quanto custaria para levar água a eles. A professora pensou um pouco, e se lembrou de uma organização chamada WaterCan, dedicada ao tema, e lhe disse que um pequeno poço poderia custar cerca de 70 dólares. Quando chegou em casa, foi direto a sua mãe Susan e lhe disse que necessitava de 70 dólares para comprar um poço para as crianças africanas. Sua mãe disse-lhe que ele deveria consegui-los e foi-lhe dando tarefas em casa com as quais Ryan ganhava alguns dólares por semana. Finalmente reuniu os 70 dólares e pediu à sua mãe que o acompanhasse à sede da WaterCan para comprar seu poço para os meninos da África. Quando o atenderam, disseram-lhe que o custo real da perfuração de um poço era de 2.000 dólares. Susan deixou claro que ela não poderia lhe dar 2.000 dólares por mais que limpasse cristais durante toda a vida, porém Ryan não se rendeu. Prometeu aquele homem que voltaria… e o fez. Contagiados por seu entusiasmo, todos puseram-se a trabalhar: seus irmãos, vizinhos e amigos. Entre todo o bairro conseguiram reunir 2.000 dólares, trabalhando e fazendo mandados, Ryan voltou triunfante a WaterCan para pedir seu poço.
Em janeiro de 1999 foi perfurado um poço em uma vila ao norte de Uganda. À partir daí começa a lenda. Ryan não parou de arrecadar fundos e de viajar por meio mundo buscando apoio. Quando o poço de Angola estava pronto, o colégio começou uma correspondência com as crianças do colégio que ficava ao lado do poço, na África.

Assim Ryan conheceu Akana: um jovem que havia escapado das garras dos exércitos de meninos e que lutava para estudar a cada dia. Ryan sentiu-se cativado por seu novo amigo e pediu a seus pais para ir vê-lo. Com um grande esforço econômico de sua parte, os pais pagaram sua viagem a Uganda e Ryan, em 2000, chegou ao povoado onde havia sido perfurado seu poço. Centenas de meninos dos arredores formavam um corredor e gritavam seu nome. - Sabem meu nome? - Ryan perguntou a seu guia. - Todo mundo que vive 100 quilômetros ao redor sabe, ele respondeu.



A Fundação do Poço de Ryan tem apoiado projetos de água e saneamento que foram concluídas ou estão em curso em Uganda, Malawi, Nigéria, Quênia, Etiópia e Tanzânia. Ryan se reuniu com muita gente famosa em todo o mundo e tem sido abençoado pelo papa, mas ele insiste que é "apenas um cara normal." Sua mãe, Susan, disse: "Ryan trata todo mundo que conhece, da mesma forma. Em seu coração não faz diferença se somos os primeiros-ministros, os atendentes de posto de gasolina ou alunos da sétima série. Ele acredita, em seu coração que uma menina de 5 anos de Florida, que  enviou 5 centavos com a realização de tarefas domésticas é tão importante quanto o homem que mandou de Dubai $ 5.000. "

Slater, o jovem repórter de 11 anos de meu herói, entrevistou Ryan. 


My Hero: O que você aprendeu com o povo de África?
Ryan: "Eu aprendi que todos são iguais. Quando eu fui para o Uganda, eu pedi para ir à escola por um dia. E eu realmente gostei de jogar futebol. As crianças em Uganda são crianças normais. É lamentável nascer em um país que não possui água potável, assim como temos na América do Norte. "
"Eu aprendi que cada criança precisa de certas coisas para serem saudáveis e felizes, não importando onde elas vivam. As crianças precisam de água limpa e saneamento. Elas precisam de comida para comer, precisam ser capazes de freqüentar a escola e precisam de tempo para brincar e se divertir. Dessa forma, elas também poderiam ajudar o mundo ".
"O mundo é como um quebra-cabeça enorme e nós todos temos de ser o engenheiro para perceber qual é o lugar para a nossa peça do puzzle. Percebi que meu ajuste da peça é com água pura. Só espero que todo mundo saiba qual é o lugar para o seu pedaço do puzzle. "
My Hero: Se você tivesse a atenção do mundo por 5 minutos, o que você faria?
Ryan: "Se eu tivesse a atenção do mundo por 5 minutos, gostaria de pedir a todos para pensar sobre o quanto nós temos. No Canadá, temos muitas coisas. Assim, gostaria de pedir que as pessoas pensem sobre o que elas querem e do que elas realmente precisam. Peço-lhes para compartilhar um pouco, não importa onde elas vivam. "
"Peço a todos que acreditem em seus sonhos. Se você fizer isso, você pode fazer qualquer coisa. "
"Às vezes as pessoas pensam que não tenho muito mais para dividir, mas eles estão errados. Vou lhe dizer por quê. Os caras na Escola Primária de Angola, na Uganda (que é onde furei o meu primeiro poço) decidiram, após a minha visita,que eles também poderiam partilhar. Eles me disseram que gostaram de mim ao fazer a diferença. Essas crianças não tinham nada, mas elas decidiram que iam passar 5 dias fora do tempo escolar para a prática de um voluntáriado, ajudando os idosos ou pessoas com AIDS e outras coisas. "
"Eu chamaria a atenção de todos os líderes mundiais para pedir-lhes para pensar em tudo neste mundo e não apenas nas pessoas de seus países e suas fronteiras. Gostaria de pedir que eles façam o que eu aprendi quando eu estava no jardim de infância, e compartilhem. Gostaria também de pedir para passar mais tempo ouvindo as crianças. "  
My Hero: "Você é um herói para muitas pessoas ao redor do mundo. Quem é seu herói e por quê? "
Ryan: "Meus heróis são os filhos ao redor do mundo que estão trabalhando para fazer a diferença, embora exista muitos adultos que não acreditam que que eles possam conseguir, eles podem e isso é ótimo!"
 

My Hero: Você já realizou tanto em sua curta vida, quais são seus planos para o futuro?
Ryan: "Quando eu crescer eu quero ser um engenheiro hidráulico e fazer o meu trabalho na África, e eu quero que todos tenham acesso à água potável."
My Hero: Como você envolve as crianças na perfuração de poços?
Ryan: "As crianças podem levantar fundos para projetos relacionados à água. Quando se trata de construir um poço, o custo pode variar dependendo de qual região da África esteja em causa: condições de solo, profundidade do poço, equipamento e disponibilidade de trabalhadores qualificados. Aprendemos também que a construção de um poço é apenas uma etapa no processo de fornecimento de água potável. Há outros custos, como treinamento de pessoas locais para manutenção do fornecimento, bem como ensiná-los sobre os procedimentos de instalações sanitárias adequadas para garantir que tudo seja um sucesso. "
"Se as crianças querem fazer coletas de dinheiro é preciso de algumas idéias, ela pode lavar um carro, vender pão, vender artigos para do lar, dos quais não faça mais uso ou vender água engarrafada. Algumas escolas estão fazendo o que eu fiz, fazendo um trabalho extra tendo como objetivo construir um poço. Se cada estudante economizar $ 1 por semana durante 10 semanas, e havia 100 pessoas na escola, isso representaria $ 1,000! Alguns alunos doam parte de seu dinheiro que ganham trabalhando como babá ou recolhendo o lixo da vizinhança. A média canadense de utilização da água por pessoa é de aproximadamente 343 litros de água, enquanto as pessoas comuns dos Estados Unidos usam 555 litros. Em Uganda, a pessoa usa em média menos de 10 litros. Algumas crianças no Canadá vendem camisetas ou água engarrafada com uma impressão de 343 x 10 em suas camisas dizendo que as pessoas precisam economizar água. "
My Hero: Como você diverte?
Ryan: "Eu gasto metade do meu tempo dando assistência ao mundo e na outra metade sou uma criança normal. Participo da equipe de basquete da minha escola e jogo em um time de hóquei. Eu gosto de jogos de computador e eu gosto de ler e jogar xadrez. Oh! Eu adoro rir. Eu vejo um monte de Simpson. "



Escrito por Wendy Jewell

Fotos cortesia de RyansWell.ca
Imagens criadas por RyansWell.ca LINKS Boa Apenas R $ 70.
Artigo dos esforços de Ryan.
Informação adicional Traduzido por Grissel Villar


extraído dehttp://portaldosanjos.ning.com/group/oanjohumanondigoecristalporcliafenn/forum/topic/show?id=3406316%3ATopic%3A377479&xgs=1&xg_source=msg_share_topic




Hoje em dia, Ryan –com 19 anos- tem sua própria fundação e conseguiu furar mais de 400 poços na África. Encarrega-se também de proporcionar educação e de ensinar aos nativos a cuidar dos poços e da água. Recolhe doações de todo o mundo e estuda para ser engenheiro hidráulico. Ryan tem se empenhado em acabar com a sede na África.

http://www.ryanswell.ca/





2 comentários:

  1. que exemplo de ser humano Parabéns Ryan continue assim o que posso fazer para entra nessa com vc.... Miriam Thomaz

    ResponderExcluir
  2. Deus te Abençõe Ryan,pelo seu sonho realizado e pelo exemplo que esta dando a todos nós.Vamos gente nos movimentar para ajudar os povos carentes deste planeta de Deus.

    ResponderExcluir