Total de visualizações de página

sábado, 3 de julho de 2010

EXPERIENCIA DE UM PORTAL DE INTERNET


Carlos Oñates



Como nasceu a primeira página web ibero America sobre o tema das crianças Índigo em espanhol?

Era manhã de um especial sábado, do mês de outubro de 1999, quando em uma das sessões do programa FISA - (Formação de Instrutores em Super Aprendizagem), coordenado pelo YMCA Valencia, Venezuela -, escutei as palavras que me motivaram a estudar o tema das crianças Índigo e compartilhar informação sobre o tema. Na sessão de aprendizagem, nossa facilitadora, a Dra Jasmim Zambranco, perguntou:

- Vocês conhecem sobre as crianças Índigo?

As caras de surpresa foram comuns, a resposta geral:

- Não sabemos do que se trata.

Após a reflexão, a recomendação foi à seguinte:

- Vocês, os docentes, devem conhecer da existência destas crianças, investiguem a respeito.

- Jasmim, que pessoa pode nos orientar sobre tema? - Perguntei.

- Carlos, em Victoria, se escontra Yhajaira Paz Castilho, depois te dou o numero do telefone dela.

Passaram-se meses antes de contatá-la. Enquanto isso comecei a busca na internet. Escrevi em diferentes buscadores as palavras “crianças Índigo” e nada, insistia e nada. Busquei em inglês “índigo children” e finalmente encontrei algo. Entrei na página de Lee Carrol, mas estava tudo em inglês, copiei a informação e pedi a vários amigos que realizassem a tradução do material encontrado. Comecei perguntando a todos os meus amigos que tinham filhos pequenos sobre o tema, lhes comentava o que sabia a respeito e alguns deles me respondiam: “Meu filho é assim”.

Comecei a criar uma sincronia sobre o tema. Foi então, que comecei a receber referencias sobre as crianças Índigo:

“Carlos, li algo na imprensa; vi um artigo na página da Discovery Channel; uma vizinha tem um filho Índigo; escutei sobre uma oficina…” A cada vez a informação era mais rica e os testemunhos mais interessantes. Foi neste momento que decidi construir uma página web, com intenção de criar um espaço para o intercambio de informação, com as pessoas que escreveram para o correio eletrônico: potencial_humano@cantv.net. O formato da página web, no início, era simples. Hoje está melhorado. Visitem a primeira versão para que notem as mudanças: http://conates.tripod.com.ve/indigo-2.html .

Deixei-a de lembrança.

A criação desta página web me tem permitido um contato virtual e pessoal com diferentes pessoas: pais, mães, mestres, avôs e avós, crianças, adolescentes e investigadores; todos interessados em conhecer mais sobre o tema, impulsionados, talvez, pela curiosidade ou pela confusão ou duvida.

Ainda hoje, quando o tema tem maior difusão, ainda encontramos incrédulos que se perguntam; será isso verdade?

Enquanto isso, outros pais com maior inquietude seguem buscando respostas e apoio para a situação em que se encontram hoje, com os filhos. O comentário geral é que “os mestres não os suporta, a criança requer de ajuda profissional”. A partir daqui, começa a via crusis.

É preciso estar nos sapatos dos pais que, ao solicitar ajuda de um psicopedagogo, psicólogo ou neurologista, quando estes lhes dão o diagnóstico: criança do déficit de atenção, com hiperatividade, ou que é autista, e a medicam para controlar a situação.

Para alguns, isto é o fim da história. Outros pais altamente preocupados insistem em buscar uma terceira ou quarta opinião, onde confirmem o diagnóstico prévio. Em outros casos, descobrem que seus filhos não têm nada do que descreveram outros profissionais.

O resultado é que são normais, mais por excesso: seu coeficiente intelectual é superior a média. Esta informação satisfaz a muitos pais, no entanto, seguem as preocupações:

- Em qual colégio, estão os docentes preparados para atender a estas crianças?

Onde podemos buscar ajuda para que possamos aprender algumas estratégias de como tratar nossos filhos?

Depois destas reflexões, muitos seguem perguntando: Crianças Índigo, mito ou realidade?

Estes são os testemunhos que tenho recebido de algumas pessoas que visitam minha página na web:

1. Meu filho tem 9 anos, no colégio é excelente estudante, sobretudo no que diz respeito ao idioma, pois nosso idioma natal é o espanhol e ele fala um inglês excelente, comparável e melhor que muitas pessoas que estudam em institutos e estão em cursos avançados, apesar de não falarmos inglês. Meu filho nunca gostou de jogos como autorama ou futebol; não lhe interessa andar de bicicleta nem patinar, porque os acha pouco divertido, atrativo e de pensar que isso é somente para crianças. Por outro lado, ele sempre fala corretamente. Refiro-me a que ele nunca aprendeu a falar como os bebês, com z, y confundindo as palavras. Ao contrário, sempre nos surpreendeu na sua forma de falar (desde muito bebê) certos vocábulos muito rebuscados que em nossa linguagem cotidiana não usamos. Alem do mais, ele se sente superior as demais crianças e os irmãos, muitas vezes é claramente vaidoso. Ele não entende os problemas de seus amigos da mesma idade e prefere sempre ter um amigo maior que as crianças de sua idade. E prefere na verdade, ficar sozinho, em vez de sair e brincar com outras crianças (inventa desculpas para não conviver com crianças da sua idade). Ele prefere, mil vezes, ficar conversando com pessoas adultas horas e horas, que ir brincar com seus irmãos ou amigos. Seu raciocínio e respostas tem me deixado sem instrumento de respostas.

2. Eu vivo no México e estou aquí porque há uma escola Waldorf muito boa que me pareceu muito apropriada para minha filha, ainda que este ano ela termine o secundário, e em toda a República Mexicana não há mais escola deste tipo onde estudar os três anos que lhe faltam para ir para a universidade […]. Ela é muito diferente das demais meninas; pode relacionar-se com elas, mas em um acampamento é a única que vai sozinha ver o pôr-do-sol. Todas podem estar bebendo e fumando as escondidas, ela jamais critica, mas por sua própria decisão não o faz. É muito perceptiva, se começa a se preocupar com algo, ele acontece. Adivinha o pensamento, e se não crê em algo antes que eu lhe diga, me diz: “Você acredita que…, porem, eu vejo assim, e vou fazer isto”. Me deixa muda, e só posso lhe dizer “… esta bem”. Interessa-lhe todo o alternativo. Quanto à saúde, habitação e respeita a todos os animais. Não mata aranhas, não se assusta com abelhas, anda entre os animais que, também, a buscam, igualmente para todas as crianças pequenas. Seus limites são muito definidos e impostos por ela mesma. Não gosta do barulho das discotecas. Tem definido, desde os cinco anos, que quer estudar fotografia, cinema e artes plásticas. É alegre, brincalhona, mas, tranquila. Todo o tempo esta sempre fazendo alguma coisa. Reproduz uma aquarela de algum quadro que gostou. Faz um mural, faz um baú de madeira grande. É impressionante a habilidade que tem com as mãos. Em sua escola, dizem que tem talento. Tem uma caligrafia, que eu gostaria de ter.

3. Olá Carlos, vou te falar acerca de uma conquista de um garoto de catorze anos. Deram a ele Ritalina por mais de cinco anos. Na escola e em casa lhe disseram que não poderia fazer nada bem, que era o pior (com o medicamento estropiaram a criança em muitas de suas habilidades). Ele chegou aqui com uma autoestima muito baixa. Agora pode resolve problemas que ele pensava que nunca poderia resolver.

4. Queremos compartilhar com vocês a experiência de nossa filha. Nós não precisamos de ajuda para ela, porque a cada momento esta menina atua de forma responsável e serena. É discreta, calada, tranquila, se concentra muito bem. É inteligente e, como já lhe contei anteriormente, suas qualificações são excelentes. Vocês sabem que estas crianças podem assumir a dor alheia ou a enfermidade de outras pessoas? Caso tenham informação sobre isso, por favor, queiram enviar-me porque isto preocupa muito a mim e o seu pai, porque em muitas ocasiões a vimos com muitas dores nas pernas e no corpo e quando damos algum calmante ela recusa e diz que está trabalhando, ajudando um irmãozinho necessitado e que o que precisa é dormir para poder limpar-se e transmutar. Ela fala muito de transmutar as coisas e quando toma banho se limpa de uma forma estranha. Uma historinha interessante: o mês passado eu me intoxiquei por aplicar tinta no cabelo e me colocaram no soro, e me receitaram esteróides. Eu me sentia mal e ela queria que eu melhorasse rapidamente. No dia seguinte amanheci bem, sem tomar nenhum medicamento e ela se intoxicou sem haver comido nem tomado nada que lhe pudesse produzir uma intoxicação […]. Outro dia, eu tive cistite e muita dor e, comecei a queixar-me. Em pouco tempo, já não tinha nada, e minha filhinha estava se queixando dos mesmos problemas que eu. Ela disse que tem um mestre, que se encontra com ele a noite e que é muito amoroso com ela, que lhe ensina muitas coisas e que tem que estar atenta porque ele lhe diz as coisas uma só vez e que não as repete. São muito belas as coisas que conta sobre este mestre. Ela não sente interesse por nada material, não brinca muito e prefere um bom livro a um brinquedo. Fala muito de Buda, do Mestre Jesus, de Blavaski e muitos outros nomes mais, que agora, para mim, não são fáceis de lembrar.



Extraído do livro: Consciência Índigo: Futuro Presente

Tradução: sandraferris@globo.com