Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de julho de 2011

Manifesto Pedagooogia3000 - Participe voce tambem!

Estimados amigos e amigas
É com muita alegria que fazemos chegar até vocês o Manifesto Educação 3000, redigido conjuntamente por mães, pais, jovens e educadores de vários países, para impulsionar uma nova educação e maior consciência no planeta Terra.
Se gostarem e quiserem unir-se a nós, convidamos todos a firmarem este manifesto, a infundir-lo e a torná-lo realidade, estejam onde estiverem. Vocês podem deixar seus dados:
- eletronicamente na Web www.emane.info
- Ou enviando um email a manifiesto3000@emane.info
Com muito carinho
Equipe internacional de redação
Manifesto
Educação 3000
1. Considerando
  1. As mudanças rápidas e massivas que estão ocorrendo com todas as crianças e jovens de hoje, mudanças que observamos no âmbito físico, fisiológico, emocional, cognitivo, de conduta, ético e espiritual
  2. A necessidade de adequar a educação atual às capacidades das crianças e dos jovens de hoje, tanto em sua forma de aprender, como em seu modo de ser, perceber e interiorizar o mundo.
  3. A necessidade de que as mães, os pais e os docentes vivam a educação com bem-estar, paz e harmonia, bem como de melhorar a qualidade da vida no lar, na escola e na sociedade.
  4. As aspirações globais atuais com relação à co-construção de uma nova humanidade mais humanitária, solidária e multicultural.
  5. Os novos paradigmas que incidem em todos os âmbitos do desenvolvimento humano.

2. Manifestamos
    • Que queremos, todos juntos, impulsionar uma nova educação que responda aos parâmetros expostos anteriormente.
    • Que desejamos colaborar ativamente para uma nova educação que seja baseada nas crianças e jovens, e em suas necessidades atuais.
    • Que pretendemos co-construir agora, e cada um de onde estiver, um ambiente educativo apropriado, assim como ferramentas e propósitos para uma nova educação.
    • Que nos comprometemos a atender os aspectos afetivos e emocionais das crianças, dos jovens e de si mesmo, como base fundamental de todo o processo de crescimento.
    • Que vamos difundir o acima exposto e criar uma maior consciência global no planeta.

3. Convidamos
3.1 Aos Estados, Nações, Ministérios de Educação e Organismos Internacionais comprometidos com a infância, a juventude e o desenvolvimento humano, às ONGs, Instituições, Associações, Coletivos e a toda a população mundial
3.1.1  A somar-se e a atender de forma harmoniosa, dentro de seus âmbitos de influência, às mudanças que uma nova educação requer, apoiando, assim, o futuro de seus respectivos países e do planeta..
3.1.2  A considerar e priorizar em todas as áreas (educativa, sanitária, social, esportiva, tecnológica, ambiental...) a todas as crianças e jovens de hoje e aos que estão por vir.
3.1.3  A fomentar e instrumentar os quatro pilares da educação expostos no informe à UNESCO pela Comissão Internacional sobre a  Educação para o Século XXI: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser.
3.1.4 A apoiar investigações multidisciplinares e desenvolver ferramentas alternativas e complementares para o desenvolvimento integral do ser.
3.1.5 A reconhecer que o direito à educação começa no período pré-natal e continua durante todo o ciclo vital.
3.1.6 A implantar um marco legal flexível que reconheça às famílias e aos educadores a liberdade de criar escolas-centros experimentais e a levar a cabo outras iniciativas educativas alternativas, oferecendo o apoio necessário.
3.2.  Aos produtores e meios de comunicação
3.2.1 A comunicar e a transmitir as novas características e necessidades das crianças e jovens de hoje, assim como as ferramentas educativas a eles vinculadas.
3.2.2 A produzir, promover e difundir programas, produtos e materiais que apóiem tudo o que foi anteriormente manifestado e que gerem maior consciência.

4. Desejamos que o maior número de pessoas, associações, instituições e governos assinem este Manifesto e que o apóiem ativamente
Para nós mesmos
         Para as crianças e jovens
                 Para a nova humanidade
                         Para o planeta
                                                                                                                 
Manifesto redigido por cidadãos do mundo, todos juntos, durante o Encontro Internacional do enlace mundial paraA uma nova educação que teve lugar na Argentina em 3 de agosto de 2008, organizado por Pedagooogia 3000, Adhyayana22-educando-nos com consciência, e Asiri (na ocasião firmado inicialmente por representantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colombia, Equador, Espanha, Catalunha, França, México e Perú) e lançado simultáneamente para o mundo todo  em 8 de agosto de 2008.

  • Pedagooogía 3000®, npaymal@pedagooogia3000.info, noemi.paymal@gmail.com, www.pedagooogia3000.info,  (591) 772 17 913, La Paz, Bolivia. Noemi Paymal
  • Adhyayana22-educándonos con conciencia, educacio22@gmail.com (34) 665 804 833 Barcelona, España. Ignasi Salvatella,
  • Centro de Investigación Asiri, infoindigoasiri@gmail.com, www.indigouniversal.org, (51) 1 226 39 52, Lima, Perú. Ivette Carrión.
  •  y el equipo de redacción y de traducción.

Traducción al Portugués: Isabel Seidl<

Nenhum comentário:

Postar um comentário