Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Consciência Planetária e Educação

“Mãe, de vós eu venho, em ti estou e a partir de ti transformo...

Mãe, por ti cresço, aprendo, ensino, evoluo...

Mãe, és o calor e a contenção almejada que busco,

O refugio e o impulso à aventura... Em ti observo e aprendo...

A vida germinada brotando em cada instante, manifestada abrindo caminho pela senda do destino construído dia a dia

Com o alento do som... Melodia sagrada... Natureza expressada...


Mãe Terra, Pachamama, Gaia, Amaitá...

Grande Mãe... “OBRIGADO"


O Planeta é nosso lugar...

Podemos entender-lhe o significado?

Vivemos dentro do planeta, somos parte dele, fomos criados com os mesmos elementos que vemos na natureza: água, fogo, ar, terra... Interconectados e integrados. O elemento água é UNO, o mesmo elemento água do mar, do rio, da chuva, é o que corre dentro do seu corpo.


O mesmo elemento ar do vento, furações, brisas, é o que habita e percorre teu corpo... E assim... ÉS DENTRO do planeta...

Somos PARTE do planeta... SOMOS PLANETA...


Se conseguimos compreender este olhar, damos uma grande volta, deixaríamos de sentir que caminhamos sobre o planeta, e passaríamos a estar DENTRO da mãe natureza. Entendendo isto, nos daríamos conta que o planeta (e nós), está em um intenso processo de mudança, estamos sempre em estado de mudança, mas há certos momentos em que a mudança é mais intensa, preparando novas etapas.
Como quando uma criança passa a ser jovem, o processo se torna mais fácil quando entende e sabe o que está acontecendo com seu corpo; no entanto, é mais brusco se o nega e repudia..., a vida abre caminho de todas as formas à nova etapa evolutiva e este caminho depende de ti.
O mesmo acontece com o planeta, este está se movendo a uma nova etapa evolutiva e podemos escolher não dar-nos conta e seguir com a atenção para fora de nós, ou nos dar-nos conta e negá-lo, ou dar-nos conta e aceitá-lo... Para assim podermos também desfrutá-lo.
Neste processo de mudança, o planeta está se movendo, girando e preparando para um grande salto quântico que já começou... Muito se mobiliza nos cosmos ante este evento, pois o planeta por sua vez faz PARTE de um grande Sistema, que faz PARTE de uma Galáxia, e ela dentro do Universo!!!... O que acontece aqui mobiliza a totalidade... É um grande presente estar neste momento, neste lugar em que estamos, pois é como poder participar de um grande espetáculo a partir da melhor localização!!!!

Nesta mudança, é importante voltar o olhar a natureza e dar-nos conta do que está se passando, o que nos comunica nossa Mãe. Aceitando que somos parte do planeta, ativamos e potenciamos a mudança.

Nos comunicarmos com o planeta é uma habilidade que trazemos de forma inata ao nascer, ao crescermos, esta capacidade vai se condicionando pelo permanente estímulo social de levar a atenção para fora da pessoa, vamos então, perdendo a capacidade de “escutar”. (ao ponto de acreditar que o planeta e eu somos duas coisas diferentes).

Nisto a Educação desempenha um papel fundamental: DEVOLVER A CAPACIDADE DE ESCUTA. Quando escutas, compreendes e ao compreender começas a atuar em congruência com sua compreensão.
Isso implica aprender a viver em harmonia com o entorno e compreender como funciona a vida da qual faço parte e que me rodeia permanentemente.


Consciência planetária
, chamamos assim a capacidade de dar-se conta do que acontece no planeta.

A partir da Educação, trabalhar com a consciência planetária é fundamental, pois a educação é a base, a trilha que leva a uma nova sociedade. Se todos nós dermos nossa contribuição, estejamos em casa, no trabalho, nas escolas, parques, com familiares ou amigos, ajudaremos mais e mais a gerar harmonia em nossa casa: O PLANETA

Sempre estás educando, educar é uma ação que se dá de forma implícita ao encontrar-se dois ou mais seres que se interconectam, então acontecem à magia da comunicação: o intercambio. Dar e receber, ensinar e aprender por sua vez.

O convite a partir da Educação Evolutiva é o de assumir tua função de Educador ou Educadora de forma PERMANENTE, esteja com quem e onde estiver... (Seja ou não docente)... Pois TODOS SÃO EDUCADORES.


Um exercício simples para
ativar a capacidade de escuta da Natureza
:
(válido para qualquer idade):


1. Detenha-se por um instante, onde estás

2. Respire, dando conta como ingressa o ar por seu nariz, e como sai

3. Sinta, como te chega o ar, e algo mais que o ar... sente o que acontece em ti

4. Observa ao seu redor até que “algo” te chame a atenção

5. Isso que te chamou a atenção, COMTEMPLA-O: observa-o levando toda a atenção
ao seu coração. É como se este algo parasse dentro de seu coração e a partir daí olharás (brincas um pouquinho e viaje dentro de ti, ate chegar ao coração)... Lembre-se de fazer isto com os olhos ABERTOS, pois estás olhando esse algo de fora que chamou a sua atenção.

6. Deixe que aconteça a magia: e logo esse algo, (que observas), e você será parte de uma mesma aventura... Teu ser lhe dá sentido e esse algo dá sentido a ti. Estão unidos e conectados

7. Agora, feche por um instante os olhos e toma uma respiração profunda, integrando toda esta vivencia e exala expandindo-a em todo teu Ser.

8. Solte-a... Certamente estará te dizendo algo... Isso já é parte de ti, e no momento adequando, florescerá. Segue caminhando, observa a sensação que tens e desfrute-a...

Depois de um momento, recomendamos pegar um papel e um lápis e expresse a vivencia, seja desenhando, ou escrevendo. Intencione que seja simples e sintética... A natureza é assim: SIMPLES E BELA.

Fazer este exercício quando tiver uma inquietação, é muito recomendável... é uma forma de falar com tua MÃE... Ela se expressa através da natureza, os sons são seu verbo manifestado, as cores e formas sua luz expressada... Abre-te a senti-la, a vivê-la, a Re encontrá-la.

Nós temos estado compreendendo cada vez mais da geografia, dos reinos e elementos... Tudo conforma um grande ecossistema evolutivo. E cada espaço é para ser desfrutado, respeitado e integrado.

Te convidamos a seguir aprofundando no vinculo com planeta, e permitir ampliar a consciência deste grande presente de estar DENTRO DELE.

Sugestões cotidianas:

Ø Evite sujar o meio ambiente, podes organizar-te com o lixo, isso é um grande exemplo para aqueles que estão contigo observando-te (começando por você).

Ø Se cruzares com um animal, planta, flor, arvore ou um cristal, sinta-o, sorria-lhe, envia-lhe Amor, dê-lhe graças por estar ali, abre-te para receber seu presente de ser.

Ø Brinca ao escutar os cantos dos pássaros e a responder-lhes... é muito agradável e liberador... Cantando (assoviando), limpas a mente.

Ø Presta atenção ao que compras, talvez haja produtos que consomes que para serem fabricados maltratam nossos irmãos de outros reinos. Sempre há opções mais ecológicas (locais, nacionais, embalagens recicláveis, etc.).

Ø Observa sua forma de falar, sobretudo na frente das crianças, as vezes o habitual é pouco harmonioso e o verbo fica soando nos ouvidos dos demais, contribuindo na construção da harmonia ou desarmonia.

Ø Lembre-se de que o que quer que faças IMPORTA MUITO... Porque é parte do tudo... E tudo é parte de ti.


Documento pertencente a Rede de Educação Evolutiva. A reprodução é permitida se respeitando a fonte original: Irdinave, Educação Evolutiva.

www.educacionevolutiva.org

Tradução: sandraferris@globo.com