
O que é Desenvolvimento Integral do Ser na Educação?
O que significa desenvolvimento integral, harmônico e holístico no marco da educação de hoje e de amanhã? Por que é imprescindível implementá-lo para as crianças e jovens de hoje? Por que também é vital para os adultos?
É uma revolução extraordinária que toma a educação em suas diversas formas cujo resultado pode ser também uma revolução extraordinária de nossa sociedade e planeta.
Integral?
Como fronteira destes cadernos pedagógicos, entendemos por integral, uma educação ou um sistema de crescimento pessoal e grupal que implique, entenda e atenda de maneira harmônica e integrada os diferentes âmbitos: o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo, ecológico, estético-criador, intuitivo, espiritual, social, multicultural e ético-solidário. A educação é como a saúde, é preventiva e integral.
Conhecer a si mesmo
“O desenvolvimento integral do Ser na educação, aponta Daniel Pacheco, terapeuta, o poder conseguir nos meninos, meninas, adolescentes e jovens um descobrimento de todas as áreas de sua vida. Isso envolve não somente aprender as matérias intelectuais, como também desenvolver o lado físico, emocional e espiritual. E quanto à matérias intelectuais, que Sejas de verdade cognitivas. Poder investigar, descobrir e encontrar a si mesmo (Eureka!); não aprender de memória. Um desenvolvimento verdadeiramente integral é uma dinâmica incessante, onde uma coisa leva a outra. Por exemplo, uma técnica emocional induz a buscar uma técnica mental, e assim sucessivamente. E isso nos incita também a equilibrar-nos fisicamente. Tudo está ligado.
Integral é a interação entre as diferentes disciplinas orientada a um bem comum, que aponta o desenvolvimento da Pessoa como tal, não como um número ou um aluno a mais. Conseguir que a pessoa encontre sua própria identidade, que é única e maravilhosa, implica uma educação personalizada, com muito respeito as diferenças, a maneira de ser, sentir, pensar e viver de cada um. De muito respeito ao processo de cada um, envolvendo pelo menos, as quatro principias áreas do ser humano: físico, emocional, mental e espiritual.
Isso é o desenvolvimento integral: é viver conscientemente e de maneira equilibrada, todos os aspectos da nossa vida, desde o mais físico até o mais espiritual. Senão, estaremos defasados. Todos estes aspectos estão conectados uns com os outros”. (Pacheco, 2009:cp).
Conhecer meu entorno
Alem de conhecer a si mesmo, a educação integral implica conhecer (há que conhecer para poder respeitar), alem de tudo os abanicos científicos e tecnológicos de nossa época, nosso meio ecológico, social e multicultural. Ecológico par poder viver em harmonia com nosso planeta Terra, com respeito, sem destruí-la. Social e Multicultural, para poder co-construir uma sociedade de paz, fraternidade e harmonia.
Contribuir com o mundo
Assim, temos que poder prestar nossa contribuição ao mundo com nossos talentos (cada um tem dons importantes e únicos), cumprindo com nosso Propósito de Vida e desenvolvendo plenamente nossa criatividade, para o qual ingressam duas áreas fundamentais a desenvolver a partir do âmbito escolar e do caseiro desde a tenra idade: a área estético-criadora e a área ética-solidária.
A parte intuitiva
Uma parte para incluir também ao desenvolvimento integral é a área intuitiva, chamada Inteligência Intuitiva ou Energética (ver cap. Treze Inteligências, p:134ss, do livro Pedagooogia3000). Trata-se de conhecer e poder perceber tanto o meu meio interior como exterior a partir da intuição e dos diferentes níveis de energias sutis. Sua importância está relacionada a aprender a reconhecer e manejar estas energias ao entrar no Terceiro Milênio. Esta área ainda é incipiente no âmbito escolar, mas poderia no futuro tornar-se uma matéria por si só. No momento a idéia é aprender e capacitar-nos (Esta área esta descrita no caderno #8, o Desenvolvimento Intuitivo Integral). É uma matéria tão ampla que será objeto de uma série adicional de cadernos.
Desenvolvimento pessoal dos professores
Finalmente, a educação integral requer também do trabalho pessoal e crescimento interior dos adultos que acompanham aos estudantes, quer dizer, principalmente dos professores e dos pais.
“Neste caso é importante que os professores tenham um caminho percorrido, isso quer dizer que eles mesmos tenham experimentado e vivido este processo integral. Senão, dificilmente poderão apoiar dito processo em outras pessoas. Pelo menos parcialmente, e o resto se aprenderá na marcha, junto com as crianças”, especifica Daniel Pacheco.
Desenvolvimento holístico
É basicamente o mesmo que o desenvolvimento integral. Há países em que a palavra holística, não é comum, muito menos aplicado à educação. Como disse Rubén Nanclares da Colômbia: “Holístico é uma palavra mais pura e antiga; seu significado é que se potencie a capacidade de criar no ser humano, que a educação humanize de verdade, sirva para viver na realidade de cada um dos contextos e desenvolva as subjetividades de cada um. Lembrando que tudo está ligado”.
Que se diga integral o que se diz holístico (que na verdade soa melhor), ou que se inventem outras palavras, o que importa afinal, é ir mais além da teoria e das idéias, e passar à instrumentalização das mesmas e que realmente se leve a cabo em todos os âmbitos da educação, do desenvolvimento pessoal e da vida. Quer dizer, tu e eu, eles e elas que estamos lendo estes cadernos, que já o estão aplicando de uma maneira ou de outra, que o vivem diariamente com seus alunos e filhos, que o experimentam consigo mesmo como na Vida, são os que avançam, com erros, avanços, retrocessos (aparentes), com pura intuição ou com muitos estudos, ou com os dois, com a prática, impulsionados pela imperiosa necessidade de mudança dos tempos atuais.
Educaçao tradicional do século passado | Educação integral ou holística | Resultados da educação integral |
Era só intelectual (em sua maior parte) | Todas as áreas de desenvolvimento são atendidas | Estudantes equilibrados, saudáveis. Gozam de boa saúde |
Era uniforme, se dava o mesmo. | Personalizado com respeito ao processo de cada um | Estudantes plenos e com uma boa auto-estima |
Não buscava a plenitude e o bem estar do estudante | Busca a plenitude e bem estar do estudante | Estudantes conscientes de seu propósito de vida |
Repetia um modelo predeterminado | Busca a transformação pessoal e social | Estudantes criativos |
Não se importava se a matéria ensinada era útil ou não ao estudante e a sociedade | Se preocupa que a matéria ensinada seja útil ao estudante e a sociedade (presente e futura) | Estudantes motivados e formados como cidadãos conscientes e ativos |
Não criava consciência ambiental | Busca o equilíbrio ecológico do planeta | Estudantes com consciência ambiental |
Era individualista e de algum modo egoísta | Tem consciência dos demais, das diferentes culturas, da união planetária | Estudantes que propensos a Cultura de Paz |
Tabela comparativa da educação tradicional do século passado e da educação integral ou holística
Tradução: sandraferris@globo.com
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