Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de março de 2011

Pedagogia Waldorf: Cursos de formação, pós-graduação, qualificação e fundamentação.







Algumas  pessoas me perguntam sobre como se formar, pós-graduar ou até mesmo onde encontrar escolas Waldorf para seus filhos.
Segue então o link para a Federação de Escolas Waldorf, onde poderão encontrar cursos de formação, pós graduação, qualificação e fundamentação em Pedagogia Waldorf em várias cidades brasileiras, incluindo as Escolas Afiliadas.

Um pouco sobre a Pedagogia de Rudolf Steiner:

A Pedagogia Waldorf, criada em 1919 na Alemanha, está presente no mundo inteiro. Uma das principais características da Pedagogia Waldorf é o seu embasamento na concepção de desenvolvimento do ser humano introduzida por Rudolf Steiner, orientadada a partir de pontos de vista antropológico, pedagógico, curricular e administrativo fundamentados na Antroposofia. Nela o ser humano é apreendido em seu aspecto físico, anímico (psico-emocional)  e espiritual, de acordo com as características de cada um e da sua faixa etária, buscando-se uma perfeita integração do corpo, da alma e do espírito, ou seja, entre o pensar, o sentir e o querer. Saiba mais adquirindo livros da Editora Antroposófica

O ensino teórico é sempre acompanhado pelo prático, com grande enfoque nas atividades corpóreas (ação), artísticas e artesanais, de acordo com a idade dos estudantes; o cultivo das atividades do pensar,  inicia-se com o exercício da imaginação, do conhecimento dos contos, lendas e mitos, até gradativamente atingir-se o desenvolvimento  do pensamento mais abstrato, teórico e  rigorosamente formal, mais ou menos na época de ensino médio. Essa não exigência de atividades que necessitam de um pensar abstrato muito cedo é também um dos grandes diferenciais em relação à outros métodos de ensino.
Nessa concepção  predomina o exercício e desenvolvimento de habilidades e não do mero acúmulo de informações, cultivando a ciência, a arte e os valores morais e espirituais necessárias ao ser humano. 


Fonte: http://www.federacaoescolaswaldorf.org.br/pedwald.htm



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário