Total de visualizações de página

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

AS Crianças de Hoje



Quem é a criança que hoje está ao nosso lado?
O que virá a trabalhar, para dar a terra?
Como posso ajudá-lo a realizar-se?
As Crianças de Hoje, Quem são?
Chegam a terra, trazendo mensagens de conscientização e expansão.

Trazem consigo uma grande maturidade espiritual. Sabem aonde vão, e algumas delas têm até flashes do lugar de onde são provenientes.
Trazem ensinamentos, propõem mudanças. Tem uma grande missão: lembrar-nos quem somos; vem para despertar-nos dos sonhos materiais nos quais dormimos. Seu impulso espiritual nos estimula a fazer, a dizer e a atuar.
São as Crianças de Hoje, As Novas Crianças. Grandes seres espirituais brincando de ser criança.
O amor os impulsiona, busca mudar a terra, mudar o homem, transformar a realidade.
Quem quiser reconhecer estas crianças, simplesmente olhe-os nos olhos, sua transparência e pureza desnuda a alma de quem os olha. Olham fixamente, de forma sábia e madura.
Quando se está de frente a uma nova criança, a emoção transborda o coração, dentro de nós desperta uma sensação de reverencia e respeito por ela.
No entanto, isto nem sempre acontece, muitos adultos estão tão imersos em seu mundo de problemas e preocupações, que estas crianças passam despercebidas. Porem, ainda assim elas atuam, atua ainda mais com essas pessoas. Caso seus olhares não encontrem eco, então batem as suas portas, e se ninguém corre para abri-las, permaneceram presentes até que alguém os convide a entrar.
Porem, a espera às vezes se alonga se faz eterna, e começam a esquecer o que vieram dizer.
A alegria e amor destas crianças podem chegar a mudar o mundo, mas suas auras estão escurecendo e se contaminando.
Necessitam de nós... Agora é tempo de abrir os olhos.
Veja a criança que está ao seu lado, e pergunte-se o que ela veio dizer-lhe.

A criança e sua alma de Mestre

Em casa, na escola, no dia a dia da vida, grandes almas afloram, espiam por trás de cada criança, nos fazem perguntas, nos fazem refletir, nos desafiam a mudança e logo se escondem e brincam estarem ausentes.
Isso é consciente na criança? Não, na maioria das vezes ela somente expressa o que sente, deixa fluir através dela a sua alma de Mestre.
Não é somente a criança que tem esta alma de Mestre, todos nós a temos, porem quanto mais vivemos, quanto mais medo temos, quanto mais repressões carregamos, mais nos distanciamos dela. Imaginem uma luz enorme que está dentro de cada um, mas que se encontra coberta por capas e mais capas; esta luz nos fala, mas quase não a ouvimos. Às vezes conseguimos conectarmos com ela, e chamamos ao que sentimos: “Intuição”.
Somos nós em planos superiores de sabedoria, é nossa alma Mestre.
A alma tem uma essência pura, e se caracteriza pela alegria.
Todos os seres que estão mais em contato com sua alma são alegres, e essa alegria é eterna. Não depende de acontecimentos externos ou coisas materiais. É a alegria do Ser, do Espírito, é uma alegria ilimitada.
Muitas pessoas vivem preocupadas por seu futuro, pelas dívidas, conflitos familiares, etc. Problemas e mais problemas cobrem esta luz, cobrem esta alegria.
A alma da criança esta intimamente ligada à seu corpo; por isso as crianças se expressa tão espontaneamente, são puras, inocentes, e vivem em constante alegria. Elas vivem em outra freqüência, em uma freqüência sem maldade, própria da alma. Quanto mais se proteja a união corpo-alma da criança, mais conheceremos sua essência. E quanto mais conectada esteja a criança a ela, mais o demonstrará. Ver-se-á feliz vibrando em harmonia com o seu meio.
No entanto, o que acontece se a criança não é compreendida a partir desta perspectiva?
O que acontece se o confrontamos a situações totalmente opostas as que ela vive por dentro?
Caso isso aconteça, a criança começa a desconectar-se, a distanciar-se de seu mundo de sonhos, de seu mundo sem maldade.
Surgirá a primeira capa que cobrirá sutilmente sua Luz.
Pode ser que esta apareça como um temor, tristeza, insegurança, ou o que for que o tenha ocasionado.
A criança, como consequência, começará a buscar fora, começará a explorar seu entorno, começará a exigir inconscientemente de seus pais.
Começará a descobrir a terra, a experimentá-la, a sentir-se um ser vivente nela. Sentirá sua luz e sua escuridão.
Quero esclarecer antes de continuar: que a criança sinta temores, inseguranças, tristeza, desalento, é praticamente inevitável. Porem não há por que alarmar-se, já que isto é necessário para que ela possa “fazer terra”, possa viver a realidade que há nela, possa superar seus pequenos desafios, e consiga sentir-se segura e firme nela.
É parte do crescimento.
Não quero dizer com isso que é preciso manter a criança em “caixa de cristal” e não deixá-la Ser, não deixá-la explorar por temor a “desconexão”. O que me refiro quando digo que “a criança se confronta com situações opostas a sua natureza”, é relativo ao confronto de situações pelas quais passa a criança e que são totalmente evitáveis, por exemplo, quando a criança é testemunha de briga dos pais, ou vê na TV programas violentos, quando não ouvido, quando é ignorado, maltratado, exigido alem de suas capacidades como indivíduo, e muitas outras situações.

Estas são as primeiras dores que a criança sente quando começa a baixar na terra. Dores naturais é a dor da queda que o ajudará a crescer. Quando começa a acontecer isto, a criança recorrerá primeiramente aos pais.
Eles são o mundo das crianças agora. Irá pedir-lhes com o sem palavras que a protejam, que a sustentem até ela tenha a firmeza suficiente para sustentar-se. No entanto, nem todos os pais escutam este pedido. Nem todos sabem do que a criança necessita. Quando é assim, muitos pais respondem a partir do eles não tiveram em sua infância.
Há uma lista enorme de “coisas” carentes de sentido profundo que um pai pode dar a seu filho quando não sabe realmente o quê dar. Por exemplo, lhe comprará os melhores jogos, o porá de frente a TV, o encherá de does, guloseimas, o enviará a “melhor” escola onde aprenderá tudo o que ele não sabe. O encherá de estímulos, pensando que o acalmará, quando o que acontece é deixá-lo mais vazio e com mais necessidades, porque agora a criança terá mais desejos de ter. Muitos pais vêem seus filhos chorar, queixarem-se, ansiosos e desconfortáveis em algum lugar físico, e a primeira coisa que atinam é acalmar urgentemente esse estado.
Como o fazem ou crêem que podem fazê-lo?
Comprando-lhes coisas. A criança chora e para que se acalme lhe compram o que a criança escolha, o que quer que seja para não escutar o que a criança está dizendo. A criança com seu pranto desperta o próprio vazio dos pais. Então, não é por maldade que não lhe oferecem o que a criança precisa, mas porque eles não sabem. Eles também têm carência e insatisfação interna constante, e acreditam que tendo coisas materiais, este vazio será preenchido. Não conseguem perceber que sempre quererão mais e mais. O desejo de coisas materiais não tem limites, o homem nunca está completamente satisfeito, e persegue uma meta atrás da outra.
Quanto mais tem mais necessita, porque a verdadeira causa desse vazio não é a carência material, mas a desconexão com a alma, a desconexão com essa alegria imodificável do Espírito. Os desejos externos nos tiram do Jardim do Éden interno, oferecendo-nos falsos prazeres que unicamente remendam a felicidade da Alma. O problema não é ter coisas materiais, mas que com estas, se busca substituir a felicidade que só é proveniente da conexão com nossa verdadeira Essência.
A partir desta carência um pai atua sem compreender a criança verdadeiramente.
A criança se tornará agressiva, gritará, será rebelde, brigará com os demais por ter mais. Começará sua confusão, acreditará que ela também precisará ter mais para ser feliz.
E qual é a raiz desta ira? A falta de contenção e conexão verdadeira. Devo esclarecer que não considero um “equívoco” que um pai presenteie seus filhos com jogos, alugue um filme saudável para ver ou lhe compre guloseimas de vez em quando. Repito, o que não devem fazer é substituir com estas coisas as verdadeiras necessidades da criança.
Nenhum extremo é benéfico, um equilíbrio saudável é tudo
Então, o que devem dar os pais a criança? O que pede a criança?
·        Presença. Presença não só física, pelo contrário, às vezes um pai pode parecer estar muito “presente”, mas na realidade não está. Por exemplo: um pai que exige muito da criança porque quer “o melhor” para ela, o oprime, o sufoca com suas perguntas e “seu interesse” em saber se tudo esta em ordem, e não se detém para escutar suas necessidades. Na realidade não está com seu filho, não o conhece, não sabe o que precisa. Simplesmente não o pergunta. Este pai não está presente. Outro exemplo menos evidente de um pai “presente” que não está, é aquele pai que quando a criança lhe pergunta, lhe conta, lhe fala, ele só quer silêncio, estar tranquilo, descansar, não tem tempo para questões infantis. Aqui o pai tampouco está. Presença é estar de corpo e alma com a criança, é interessar-se verdadeiramente.
·        Com relação ao anterior, o que um pai deve dar então, é a escuta. Quando a criança fala, conta seu dia, suas aventuras, ou lhe pergunta sobre suas inquietudes (sejam para o adulto, insignificantes ou não); este deve escutá-lo com todo seu ser, com toda sua essência, com seu corpo. Ponha-se no lugar da criança, tenha real interesse por suas preocupações. É importante que seja um interesse sincero, que surja do seu coração, de nada serve se for de outra maneira. Isso é escutar presente. Isso é amar a criança, amar a este Ser pequeno e grande que precisa de seu guia. Guie-o presente, não perca a oportunidade que o universo lhe deu.
·        Segurança. É importante transmitir-lhe segurança. Mantenha seus medos porta adentro, conserve-os para trabalhá-los com você. Dar-lhe segurança é igual dar-lhe Confiança. Demonstre-lhe que confia nele. Como pode demonstrá-lo? Com pequenas ações, por exemplo, deixe-lhe algumas atividades sob sua responsabilidade. Dê-lhe tarefas para que realize, mas tarefas pelas quais ele já tenha pedido para realizar, e você anteriormente não lhe permitiu por causa de seus temores. É claro que não me refiro a que ele tenha pedido para acender uma fogueira e você o permita. Você sabe a qual atividades eu me refiro. Vou dar um exemplo para que fique mais claro: as crianças adoram cozinhar. Se a criança quer ajudá-lo, dê a ela uma tarefa simples, e se for necessário explique como realizá-la, em seguida deixe-a. não fique olhando, não se intrometa no que ela faz, não o “ajude”. Se fizer bem ou mal não importa. CONFIE NELA. Se não confia, ela notará e perderá sua confiança e interesse em fazer. Perderá confiança em SI.

Você poderá considerar isto um exagero, que uma criança possa perder a confiança em si mesma diante de algo tão insignificante. Pense nisto: O universo da criança é sensível a cada ato nosso, a cada emoção que lhe transmitimos com nosso olhar e com nossas palavras. Seu Ser percebe tudo. Se não confiamos, elas perceberão. Aprecie tudo que ela faça. Não coloque seu foco no que ela possa ter feito de errado, mas na intenção ao fazê-lo.

·        Aprecie suas conquistas. Se a criança realizou bem alguma tarefa, o surpreendeu com algo: felicite-o, estimule-o, admire-o. Isto também gera confiança em si mesmo.
·        Os pais devem dar-lhe ferramentas para Expressar-se.
·        Devem saber quando “ceder” e quando por um limite saudável.
·        Os pais devem deixar que a criança seja criança.
Os primeiros 6 pontos, os veremos mais detalhadamente na próxima etapa.
Agora sinto que é importante tratar o ultimo ponto: “Os pais devem deixar que a criança seja criança”.
Passo a explicar o que quero dizer com isso.

A criança e a espiritualidade

Há muitas teorias que falam de crianças Índigo e Cristal.
Podemo-nos perguntar: Quem são as crianças Índigo? E quem são as crianças Cristal?
Ou também, podemos perguntar: O que é a energia Índigo? E o que é a Energia Cristal?
Prefiro enfocar o tema mais do ponto de vista da energia do quê de crianças, porque desta maneira o despersonalizo, e poderei falar não só das crianças, como também dos adultos.
Na terra há almas de todos os níveis evolutivos, razão pela qual existem diferenças abismais em interesses, gostos, afinidades entre uma pessoa e outra.
Quando digo “Índigo e Cristal”, falo das energias que trazem os novos seres, e quando digo “novos”, não me refiro a idade, mas as almas novas que estão hoje na terra.
Portanto estes termos não nos falam somente de crianças, mas de todas aquelas pessoas, não importando a idade, que vieram com um propósito bem definido, e a energia que trazem os ajudará a concluí-lo. São seres com uma energia diferente, nem melhor nem pior, só diferente, porque todos os seres são igualmente importantes e necessários no mundo, se cada um cumpre com sua parte e não se esqueça a que veio.
Estes seres novos estão neste mundo, mas muitas vezes se sentem estranhos a ele, sentem uma grande melancolia porque sabem que há algo mais e não sabem como alcançá-lo. São seres que se angustiam ao ver o mundo como está, e buscam as possibilidades de mudá-lo.

A Energia Índigo

Muitos seres que hoje estão na terra têm essa energia.

É uma energia rebelde, questionadora das massas, rompedora de estruturas familiares, culturais, religiosas. São seres que não se adaptam a modelos pré-estabelecidos, sofrem quando são classificados de alguma forma, e o modo que encontram para defender-se disso é através da rebeldia. Estes seres querem diferenciar-se, lutam para não ser iguais a todos.
Estão despertos, muitos conscientemente, quer dizer, sabem o que querem, aonde vão e o que vão conseguir. Aceitam as escolhas dos demais ainda que não estejam de acordo com elas, porem estão firmes no seu propósito. Outros estão despertos também, mas não são conscientes da energia que trazem, e muitas vezes a desperdiçam querendo mudar aos demais ou aos lugares onde se encontram. Desperdiçam sua energia e potencial, tentando mudar a vida dos outros forçadamente.
Como reconhecer um adulto com Energia Índigo?
É muito simples, não ficara parado ante uma injustiça. Em seu trabalho, por exemplo, não baixará a cabeça para seus “superiores”, defenderá sua postura se a crê justa para ele e para os outros. Não se deixará enganar, não mentirá, e se o fez foi por alguma inconsciência do momento, não se perdoará facilmente e buscará remediar o erro.
São seres leais. Idealistas e defensores do bem comum. A energia Índigo é extremamente necessária no mundo em que estamos vivendo, mas às vezes, estes seres se identificam tanto com o “sou rebelde e brigador”, que não conseguem encontrar caminhos para solucionar os problemas que se lhes apresentam.
Precisam encontrar o equilíbrio, e atuar com a energia certa para cada situação, nem sempre com a mesma. E por sua vez, devem aprender a usar outras ferramentas, outros dons que trazem para desenvolver. Se somente agem pelo impulso de identificar-se com o “sou rebelde e brigador”, não deixará de ser um personagem a mais de tantos outros com os quais os humanos se armam, por temer mostrar-se como são.
A energia Índigo, como disse anteriormente, é necessária muitas vezes, mas não sempre.
O mundo está pedindo outra coisa, pede equilíbrio, pede a rebeldia somente quando é necessária, e a humildade para poder encontrar-se com o outro, coração a coração, alma a alma, sem personagens intermediando.
Precisa-se paz, não de guerra. Precisa-se de amor, não de conflitos.
Então, esta energia pode ser justiceira, mas amorosa. Um ser Índigo pode ter um guerreiro dentro de si, mas um guerreiro espiritual, não um guerreiro do ego.
Se você se sente identificado com estas características, observe-se no seu dia-a-dia. Perceba quando agir impulsivamente sem parar de sentir a sabedoria de sua alma. Seja uma pessoa autentica. Defenda o que sente, mas sem desestabilizar-se, sem perder seu centro de equilíbrio. Não entregue toda a sua energia, somente no que cada situação solicite.

As crianças Índigo ou a energia Índigo das crianças

Uma criança com esta energia exigirá de seus educadores, professores ou pais, não ser visto como mais um no meio de um montão; exigirá formas dinâmicas de aprender. Irá querer todas as respostas, e não só isso, irá querer escutar a verdade sempre. Estas crianças são muito exigentes consigo mesmas e com seu meio ambiente. Contam com um excesso de energia que faz com que frequentemente não encontrem os melhores meios para exigir o que merecem. Quando se encontram inconformadas com o que lhes oferecem, facilmente se desviam para a rebeldia ou agressividade. Não aceitam ordens impostas, e quando encontram-se diante de pessoas autoritárias, se mostram desinteressadas e questionadoras. Não aceitam um “Não porque não”.
Quem quer chegar verdadeiramente a alma destas crianças, deverá “conquistar” este privilégio. Não é muito simples conquistar o seu amor, nem acalmá-lo facilmente. Deverão escutá-lo, vê-lo, compreendê-lo sinceramente, e aí o conhecerão. Ele se entregará ao adulto, quando o adulto se entregar a ele. Estas crianças não gostam de ser tomadas com criancinhas que nada entendem e que nada sabem, irão querer uma relação simétrica, onde todos se respeitem a partir do lugar que ocupem. Gostam de brincar, e aprenderão brincando.
Defenderão outras crianças de aparência “mais débil” que elas.
Eles vão ficar com menos, na intenção de dar aos demais. Estes novos seres desfrutam plenamente da natureza, possuem uma conexão e percepção dela que ninguém ensinou ou pôde ensinar.
Sensíveis, mas não débeis, porque a energia que trazem os ajudará a enfrentar o mundo.
Amorosos, determinados, e às vezes, muito materiais.

Como reconhecer a um adulto Cristal?

Sonhadores, sensíveis, com o coração aberto ao mundo.
Leais e sinceros.
Sabem o que querem, mas é difícil encontrá-lo neste mundo.

Falam de amor, mas poucos os compreendem.
Às vezes se sentem sós, porque não encontram o parceiro, os amigos ou familiares com quem compartilhar o que trazem.
 Muitas vezes não são compreendidos, são tomados como pessoas indefesas e de baixa auto-estima. Porem se sabe quem são, sabem defender-se, mas não como o faz a maioria. Não podem brigar, menos ainda fisicamente, pois não tem essa energia. Sabem internamente, consciente ou inconscientemente, que ao agredir os outros, agridem a si mesmos.
A energia Cristal demora a encontrar espaço no mundo.
Não se encaixam em empregos tradicionais, nem na universidade. Devem buscar novas possibilidades, do contrário se apagam se deprimem, lhes custa viver.
No entanto, é preciso lembrar-lhes que não se equivocaram em vir; a humanidade tem-se equivocado, ficou cega e muitos perderam a bussola para retornar ao lar.
 O mundo precisa destes seres. O mundo precisa de seu amor e sua mensagem.
Pouco a pouco os novos espaços se abrem para a energia Cristal. Cada vez são mais na terra e começam a unir-se. Não devem calar o que tem para dizer, não devem cruzar os braços, nem vender-se ao mundo.
Devem continuar defendendo o amor, e principalmente CONFIAR EM SI MESMO.  O universo os trouxe e os protegerá, NÃO ESTÃO SÓS.
Porem há que escutá-los, porque não gritarão, nem tampouco obrigarão alguém a escutá-lo.
São humildes de coração e puros de alma.
Os seres de energia Cristal, são um complemento para a energia índigo. Quando os Índigos abrem caminhos, os Cristais colocam as sementes que darão frutos de amor.
Cada um cumpre o seu propósito.

As crianças Cristal ou a energia Cristal das crianças

Intensamente sensíveis. Não suportam presenciar ou ver brigas, injustiças ou maltrato.
Frequentemente parecem tímidos e calados, mas quando falam, sabem o que tem para dizer.
Muitas vezes na escola, lamentavelmente são maltratados por crianças com outra energia, mas sempre haverá um Índigo para defendê-los.
São crianças profundamente espirituais, e encontram na arte o alimento espiritual que precisam para equilibrar-se. É por isso que a maioria destas crianças tem um grande potencial artístico a desenvolver, que bem estimulado servira como canal de expressão da alma. A arte lhes dá vitalidade, ânimo e energia. A musica, a pintura e a dança são seus canais para falar de si mesmo.

São de difícil adaptação em escolas tradicionais, sobretudo se estas não estimulam o potencial artístico que trazem.
São curiosos, amorosos e inteligentes.
Tanto o Índigo como o Cristal, muitas vezes percebem os estados anímicos e pensamentos das pessoas. Também absorvem facilmente as energias de seu entorno, pelas quais tem que ser cuidadosos e responsáveis ante elas.
Que maravilhoso é saber destas crianças e destes adultos!
Porem, inúmeras vezes esta pureza se vê apagada pela mente humana.



Tradução do Espanhol: sandraferris@globo.com



domingo, 28 de novembro de 2010

Tempos de mudança



No universo a única coisa que não muda é a mudança constante.”

 As mudanças planetárias
Na atualidade, o sistema solar esta submetido a distintas mudanças de vibrações que afetam diretamente nosso planeta.
Isto provoca manifestações que nos influenciam diretamente, como as mudanças climatológicas, topográficas, os movimentos das placas geológicas e a existência de lava por sob a corrente terrestre, entre outras. Porem, o mais importante é a nova freqüência eletromagnética que esta percorrendo a terra.
O planeta possui uma atração interna que se denomina magnetismo e que tem a função de manter “aderidos” os objetos sobre a terra. Este campo magnético se estende mais alem dos diferentes estratos atmosféricos, cobrindo e protegendo a vida dentro e sobre a terra.
Investigações científicas têm demonstrado que o magnetismo terrestre esta flutuando. Segundo estudos da NASA, os centros de Investigação Geológica e de Ciências Naturais têm descoberto que as mudanças no sistema solar têm produzido alterações e diminuição no campo magnético da corrente terrestre em grade escala.
Por outro lado, os cientistas tambem têm estudado e observado que a atitude da flora e da fauna esta mudando nestes dias... Tem visto que os animais estão modificando suas rotas e hábitos migratórios. Por quê? Eles descobriram que os meridianos de latitude e longitude que dividem o planeta de acordo com os pólos Norte e Sul e da geo-energia que circula entre eles, é diferente. Através de estudos geológicos se chegou a conclusão de que o eixo terrestre está se deslocando. Confirmando que os efeitos deste deslocamento impactam os costumes e os hábitos de todos os reinos sobre o planeta.
Nós humanos também sofremos os efeitos desta variação magnética, em nossa estrutura física e mental. As mudanças no planeta e no meio ambiente não só afetam as moléculas em nossos corpos, mas também os receptores  em nossos cérebros. Devido a que normalmente não termos consciência destas mudanças, os efeitos podem provocar em nós indecisão e instabilidade.
Trata-se então de entender o que está se passando em nosso corpo e com nossa energia, nestes tempos de mudança. 

Modificações na aura e nos chakras.
 
O Corpo físico produz bio-energia que gera um campo eletromagnético ao seu redor, denominado aura. Este já foi confirmado pela ciência, fotografado, calculado e medido. Este campo energético está diretamente vinculado ao campo geomagnético da terra. Portanto, qualquer mudança sobre a crosta terrestre se sentirá sobre o corpo físico e obviamente afetará as funções do sistema nervoso central. Como? Se dissemos que a gravidade da terra existe para manter os corpos sólidos sobre ela, esta gravidade e muito importante para os corpos que nela vivem, pois os prende fisicamente. Agora vemos que a porcentagem de gravidade e suspensão sobre a terra está variando e se dirige para a declinação da mesma. Por conseguinte, os corpos físicos têm menos residência gravitacional... Sendo assim, nos perguntamos: o que acontece a um corpo quando seu sistema nervoso tem menos pressão magnética?
Sente-se mais ligeiro, menos pressionado. Quando o sistema nervoso tem menos pressão corporal, é capaz de estabelecer maior contato com as glândulas superiores do corpo. As glândulas hipófise e epífise ao ter menor pressão gravitacional são capazes de segregar hormônios que favorecem as atividades psico-espirituais do indivíduo. Estas pequenas glândulas estão internamente conectadas com os chakras sexto e sétimo. Entre elas existe um canal pelo qual se comunicam e quando elas se desenvolvem apropriadamente, o cérebro e o corpo caloso se abrem mais e mais, dando assim, como resultado uma maior atividade nervosa seja celular ou funcional.
Por outro lado, quando a gravidade é menor, a energia bio-elétrica do corpo é maior, o que dá ao mesmo  e ao sistema nervoso, maior liberdade de atividade gerando uma maior velocidade vibratória. Esta circulação bio-elétrica favorece o corpo áurico da pessoa e por sua vez ajuda a expansão psíquica do indivíduo que por não ser adequadamente canalizada gerará bloqueios físicos, psicológicos e energéticos.
Por quê? Porque as mudanças estão produzindo nos seres humano uma maior circulação da energia nos chakras superiores de onde provem a informação dos planos sutis. Se os charas superiores não conseguem equilibrar-se com os médios e de base produzirá um desequilíbrio no sistema que ocasionará diferentes tipos de transtornos psíquicos. Seria como possuir uma grande antena de satélite recebendo milhares de canais de todo o mundo, conectada a um velho aparato de televisor branco e preto com capacidade para 4 ou 5 canais.
A energia do corpo funciona como um circuito eletromagnético, que depende da interação das polaridades, positivo (yang) e negativo (yin), que devem manter-se em equilíbrio para que a saúde psicofísica se manifeste.

 Causas e efeitos do desequilíbrio nos chacras 

Em épocas passadas quando o magnetismo planetário era maior, os seres humanos desenvolveram diferentes tipos de métodos para subir a energia para os chacras superiores, para dar um exemplo a meditação e o jejum era uma maneira efetiva de diminuir as raízes do corpo físico na matéria obtendo uma maior conexão com o sexto e sétimo chacras que são encarregados de conectar os planos de consciência superiores, o que é agora absolutamente perigoso e desnecessário, como disse anteriormente a energia tende a subir por si mesma, o desafio nestes tempos é manter-se conectado ao sutil sem tirar os pés da terra.
Geralmente os desequilíbrios energéticos nestes tempos super-estimula a percepção, porem deixa-nos insensíveis, isto é um dos desequilíbrios mais comuns nestes tempos.
Os chacras se desequilibram quando um indivíduo padece conflitos emocionais não resolvidos. Isto faz com que a região corporal associada com este chacra, incluindo seus órgãos e glândula se veja afetada por insuficiência do fluxo de energia sutil nutritiva. Se o bloqueio do chacra é crônico, no decorrer do tempo causará desequilíbrio celular e enfermidade.
Quando o corpo emocional do indivíduo apresenta uma alteração esta se traduz em um déficit no fluxo da energia vital que se manifesta através de um determinado chacra.
Outro fator de desequilíbrio é o stress crônico que se produz por não conseguirmos canalizar nossas capacidades ou por ter sofrido um fato traumático que altera o fluxo de nossa energia sutil. Por isso o estado de nossos chacras influi sobre nossos estados de ânimo e nossa conduta, devido aos influxos hormonais sobre a atividade de nosso cérebro.
Até algumas décadas atrás era muito comum que um transtorno emocional ou um trauma não resolvido derivasse numa depressão. A depressão do ponto de vista energético não é nada mais que um estancamento de energia entre os chacras que se situam por sob os pés até a boca do estomago e deste ponto de vista da energia se vê claramente a que se refere à frase “cair no fundo do poço”.
Nestes tempos quando a circulação da energia se bloqueia por causa de um transtorno emocional é mais comum percorrer o caminho oposto, ou seja, que comece a gerar uma sobrecarga de energia nos chacras superiores acarretando uma ampla gama de sintomas que confundem os especialistas  que desconhecem o plano energético.

  Mudanças na energia do corpo

 “O que você não pode saber em seu Corpo não o pode saber em nenhum outro lugar”.   
Os Upanishards


Nosso sistema nervoso e eletromagnético, ao ser mais leve, com menos pressão, favorece para que a atividade psico-espiritual seja maior dentro da consciência dos seres humanos. Isto gera alterações físicas para que o paralelismo psíquico, físico e espiritual tome realidade.
Entre os sintomas mais frequentes encontramos:
Repentina rejeição por pessoas e ao meio ambiente: uma pessoa considerada anteriormente sociável e ativa, de repente se dá conta que não pode suportar centros comerciais ou ambientes onde se encontram muitas pessoas.
Incremento das habilidades psíquicas e da percepção; frequentemente se manifesta na habilidade de quase “ouvir” os pensamentos s sentimentos dos outros. Isso pode ser desconcertante se a pessoa imaginar que os demais também podem ler seus pensamentos e sentimentos.
Alem disso, também se desenvolve uma extrema sensibilidade as energias negativas ou a certos ambientes ou pessoas, incluindo a capacidade de tolerar certas pessoas que antes eram próximas.
Esta sensibilidade pode levar a ataques de pânico ou ataques de ansiedade. Isto pode acontecer a qualquer momento, inclusive quando a pessoa desperta durante a noite. Com freqüência não há razão efetiva para sentir o ataque, porem repetidas vezes tentará encontrar uma causa.
Outro motivo notório é o aparecimento de ansiedades obsessivas. Por exemplo, a sensação quase real de que tudo está por desaparecer, o mundo e os seres humanos.
Surge uma obsessiva necessidade de entender o que está acontecendo, o que conduz para que a mente se torne hiperativa e a pessoa tema ter-se perdido ou sofra de “esgotamento mental”. Alem do mais, se manifesta o temor de estar se tornando demente e de ser incapaz de enfrentar a vida cotidiana no futuro.
Também surge a depressão sem razão, ou relacionada com o estado de crise.
Às vezes os padrões de sono se desordenam. Podendo aparecer três ou mais interrupções em uma noite, ou em torno das 3 horas da madrugada. Também se manifestam sensações de estranhas ondas de energia elétrica através do corpo. Muitas vezes estas energias estão assistindo o processo de “reconexão” do corpo para que seja capaz de transportar energias superiores.
É comum que também apareça a desorientação ou o sentir-se “fora de lugar”. Isso é devido a mudança vibratória do planeta.
Geralmente observa-se o aumento do apetite e o conseqüente aumento de peso. Isso é porque o corpo necessita grandes quantidades de energia para fornecer-lhe força ao processo. Ou também, a diminuição total do apetite por falta de contato entre o corpo físico e o corpo energético.