Total de visualizações de página

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Educação Evolutiva 1: A Arte na Educação


Prepara-se a grande boda... Os sinos tocando, uma grande diversidade é convocada e nela se entretecem cores variadas, simples e puras... Sons que permitem as formas de dançar... Consciência que guia e abre caminho, percorre... Acendendo um feixe luz, som e aromas Na experiência que percorre... Arte e educação junta se abraçam, consciência e experiência... Por fim unificadas... Outorgando-se uma a outra a colaboração necessária para completar o ciclo almejado...

Há séculos... há tempos, muito tempo que a Arte e a Educação funcionavam em união, juntos brindando-se um ao outro. Educar era uma arte e se dava o ensinamento contido na arte, através de musicas, pinturas, expressão corporal, todo conhecimento era vestido na mente humana através da manifestação artística. Com o passar do tempo, se foi “sutilmente” separando a Arte do processo educativo. Distanciando-se e ficando a arte relegada a “museus”, ou para “alguns”, e a educação como um processo puramente intelectual, que nada tem a ver com o desenvolvimento espiritual.

Hoje em dia a humanidade está num giro, como toda evolução, dando a volta em espiral que permite sentir a necessidade de integrar a educação a capacidade de criar, de ativar a criatividade, de unificar uma vez mais a arte e a educação.

Por que a Arte?

A partir da arte se chega a essência, o espírito se comunica e interconecta, produzindo a magia da integração que se dá no processo educativo.
Através da arte o ser humano se Poe em contato com a capacidade de criar e ser co-criador, com a manifestação natural e espontânea do ser.
A Arte ativa os sentidos, a criatividade, a capacidade de sentir e perceber o seu entorno. Por sua vez, nos permite desenvolver a capacidade de interagir com o meio a partir de uma ATITUDE de vida diferente, uma atitude que busca a harmonia, a beleza, a ordem natural, que não enrijeça a mente. A flexibilidade, o jogo, a capacidade de admiração, a diversidade... A arte acende a vida.
O importante é fazer da educação uma arte... Tentar fazer o caminho de volta, o qual não é agregar técnicas de conexão e interação com aspectos da arte, melhor ainda, ensinar através da arte... Conseguir despertar essa criatividade que como educadores todos temos e ensinamos quando estamos no caminho da vocação... o resto acontece sozinho...

A chave é poder chegar a estabelecer a conexão com o coração, e a partir dali poder fluir no ensinamento de forma criativa...

Arte é mover o corpo, jogar com ele, aprender enquanto atuamos o que estamos trabalhando. Por exemplo: ser planetas e dançar em torno do sol, para integrar o conceito do sistema solar, os movimentos que realizam cada planeta, rotação, translação, eclipses, ao mesmo tempo em que aprendemos que o sistema completo é como uma família.

Se o fazemos assim, e alem disso agregamos o trabalho com plástica: por exemplo, fazemos fantasias do sistema, cada um de um planeta, outros de cometas, lua, sol. Logo podemos sintetizar a vivencia numa mandala, e fazer um móbile. Desenhar em relevo... (segundo as idades a complexidade do trabalho).

E alem disso lhe agregamos o trabalho com o som: que pode ser variado, como cantar uma canção do sistema solar, em que numeras os planetas, ou também, escutar a musica das esferas, ou musica cósmica e fazer uma representação, ou também fazer um trabalho de escuta consciente de musica clássica com uma seleção especial que potencia a consciência do sistema solar, pode ser uma grande aula... Que seguramente as crianças não esqueceram mais... E o mais belo, é que eles mesmos ajudam a fazer a aula, assumem o ensinamento com propriedade, como gestores, ativos, protagonizam o processo de aprender... E este se transforma em Integrar consciência.

Esperamos que esta seja uma contribuição que desperte idéias e possamos alem de tudo construir uma educação EVOLUTIVA.

Documento pertencente a Rede de Educação Evolutiva. A reprodução é permitida se respeitando a fonte original: Irdinave, Educação Evolutiva.
http://www.educacionevolutiva.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário