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sábado, 28 de maio de 2011

"COORDENADORES PEDAGÓGICOS PARTICIPAM DE CURSO BÁSICO SOBRE VALORES HUMANOS"


O curso é resultado de parceria entre a Prefeitura de Vitória da Conquista e o Instituto Sri Sathya Sai de Educação do Brasil. O objetivo é resgatar valores como paz, amor, retidão, verdade e não-violência
Aproximadamente cinquenta coordenadores pedagógicos, que atuam nas escolas da Rede Municipal de Ensino, inscreveram-se em curso iniciado na manhã desta segunda-feira, 11, no auditório da Agência Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Renda (ADTR), com carga horária de 40 horas. Trata-se de um curso básico sobre Educação e Valores Humanos, oferecido pela Prefeitura de Vitória da Conquista em parceria com o Instituto Sri Sathya Sai de Educação do Brasil, instituição de origem indiana sem fins lucrativos.

O objetivo do curso, segundo a ministrante Hebe Dias Teixeira, é resgatar nas pessoas, individual e socialmente, os cinco valores humanos: verdade, paz, amor, retidão e não-violência. Hebe explica que esses valores são natos. “As pessoas já nascem com eles, pois todos somos criados à imagem e semelhança de Deus”, explica. No entanto, a despeito de sua natureza espiritual, o conteúdo nada tem a ver com nenhuma religião.

Natural de Brasília e atualmente com 77 anos, Hebe é formada em Economia. Fez carreira como funcionária dos Correios até se aposentar, aos 71 anos. Ela recorda que, quando se aposentou, tinha pela frente duas opções: o trabalho como consultora e o trabalho voluntário. Optou pela segunda opção e, desde então, viaja pelo Brasil e pelo exterior, fazendo e oferecendo cursos sobre os valores defendidos pelo instituto. 




O curso oferecido aos coordenadores, de acordo com Hebe, pretende “educar” os corações das pessoas. “Amor em pensamento é verdade. Amor na emoção é paz. Amor na ação é retidão. E amor na compreensão é não-violência”, diz. “A violência só existe porque não há compreensão”.

FELIZ COINCIDÊNCIA – Ao oferecer o Curso Básico de Valores Humanos aos coordenadores, a idéia da Prefeitura de Vitória da Conquista é fazer com que esses valores humanos cheguem à sala de aula – e, naturalmente, aos alunos. Algumas coincidências positivas ocorreram. Entre as participantes, por exemplo, estava Maria da Natividade Gonçalves, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Pedro Francisco de Morais, no bairro Jurema. Nessa escola, já vinha sendo realizado uma iniciativa pedagógica baseada nos mesmos valores visados pelo curso oferecido por Hebe Teixeira.

Trata-se do projeto “Vivenciando Valores Humanos”, que disponibiliza aos alunos dinâmicas, trabalhos em grupo, atividades artísticas a alunos entre 6 e 12 anos, que cursam desde a Educação Infantil até o 2º ano do Ciclo II. A culminância do projeto está prevista para ocorrer no próximo dia 20. Porém, até o final do ano, será oferecida uma oficina permanente aos alunos, na qual eles terão acesso, durante duas horas por dia, a conteúdos sobre valores transversais como ética, cidadania, meio ambiente e saúde. “Os alunos saem das oficinas com ensinamentos básicos sobre esses temas”, diz Natividade.

A coordenadora detectou uma feliz coincidência no fato de combinarem os conteúdos do projeto pedagógico da escola e do curso oferecido na ADTR. “Vai enriquecer muito o nosso projeto. A partir das aulas, vamos desenvolver outras atividades”, observa. “Ficamos muito gratificadas, pois sabemos que estamos no caminho certo”.
Fonte: http://portaldosanjos.ning.com/group/valoresquenotempreo/forum/topic/show?id=3406316%3ATopic%3A630902&xgs=1&xg_source=msg_share_topic

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Inteligencias Multiplas


Em minhas próprias aulas para aqueles com “dificuldades de aprendizagem”, tive um surpreendente grupo que contavam com a presença de um menino que ostentava o recorde nacional em natação, estilo livre, em sua categoria por idade; uma menina que era modelo para uma cadeia de armazéns a nível nacional; destacados artistas e escritores; um menino com percepções extra-sensórias; exímios contadores de histórias; destacados estudantes de matemáticas e muitos outros seres humanos de grande talento.
No entanto, quando estas crianças ingressam no colégio, os professores e os pais dão ênfase em sua “dificuldade”.
Lembro-me da história para aprender escalar, voar, correr, nadar e escavar. Não conseguiram entrar em acordo acerca de qual matéria era mais importante, assim concordaram que todos os animais deveriam ter o mesmo programa. O coelho era especialista em correr, mas quase se afoga na aula de natação. A experiência lhe produziu um trauma tão forte que nunca mais pode correr tão bem quanto sabia fazê-lo. A águia era maravilhosamente ágil ao voar, mas pelo seu desempenho na aula de escavar ter sido tão deficiente a colocaram num programa de nivelação que lhe tomava tanto tempo que logo esqueceu como voar.
E assim aconteceu com os outros animais também, que perderam a oportunidade de destacar-se em seus talentos porque lhes obrigaram a fazer coisas que não respeitavam sua natureza original.
A forma como tratamos nossas crianças se parece muito com esta história: fazemos caso omisso de seus dons e talentos enquanto que os obrigamos a desperdiçar horas em aulas especiais ou grupos de nivelação.
As águias devem voar!
Armstrong, 2000: 12-13


Oito maneiras de aprender

Até agora os investigadores em pedagogia (Howard Gardner, 1983, Thomas Armstrong, 1993 e Elena Maria Ortiz de Maschwitz, 2000) afirmam que as crianças têm pelo menos oito inteligências, quer dizer, maneiras de aprender ou estilos de aprendizagem:

- a lingüística
-a lógica-matemática
-a espacial
-a corporal-cinética
-a intrapessoal
-a interpessoal-
-a musica
-e a naturista.

Obviamente as crianças utilizam varias inteligências por vez, em proporções variadas. Em uma aula, se recomendam utilizar sistematicamente todas as inteligências, assim ninguém se entedia, começando pelo professor!
A primeira é a inteligência, que é a que se utiliza quase em três terços no sistema atual.



Mecanismos de pensamento
Hábil com
Material
Ferramentas pedagógicas
Exemplos
1.
Lingüística
Em palavras, sensibilidade aos sons, estruturas, significados e funções das palavras e a linguagem.
Ler, escrever, falar, contar contos, jogos de palavras.

Hábeis para falar, interpretar a leitura e comunicar-se.
Livros, gravadores, papel, periódicos, revistas, historinhas, dicionários,
etc..
Expressar-se por meio de debates, entrevistas, conversações,
periódicos, livros, folhetos...
Isabel Allende, Goethe, Borges,
García Márquez,
Unamuno


A segunda é a lógica-matemática, utilizada quase em um terço no sistema educativo atual. É uma das inteligências da criança Índigo conceitual (descrito por Lee Carrol, 2000)

Mecanismos de pensamento
Hábil com
Material
Ferramentas pedagógicas
Exemplos
2.
Lógica-matemática
Raciocínio, sensibilidade e capacidade de distinguir padrões lógicos ou numéricos, habilidade de lidar com longos segmentos de raciocínio.
Experimentar, questionar, solucionar.
Habilidade para a ciência, a matemática, a resolução de problemas lógicos e de raciocínio.
Ábacos,
museus, laboratórios, experimentos,
computadores,
etc…
Explorar, pensar, assumir a solução de problemas, supostos, dar soluções a experimentos, investigar.
Einstein, Pasteur, Edison, Marie Curie,
David Foster.


As demais inteligências ou tipos de aprendizagem são pouco utilizados nos colégios, apesar de terem a mesma importância que as primeiras e de darem excelentes resultados com as crianças da nova geração, Índigo e outros, especialmente a inteligência intrapessoal, a naturista e sinestésica.
A terceira é a espacial, a inteligência das artes plásticas, do desenho e da arquitetura.

Estilo de aprendizagem

Mecanismos de pensamento
Hábil com
Material
Ferramentas pedagógicas
Exemplo
  3.
  Espacial
Imagens, desenhos e perspectivas: capacidade para perceber acertadamente o mundo visual e espacial, e para realizar transformações sobre as percepções iniciais próprias.
Desenhar, visualizar, fazer rabiscos.

Hábeis para a arte, a motricidade fina, o desenho, a escultura, a arquitetura.
Artes plásticas, quebra-cabeças, modelos para montar (blocos, legos), vídeos, imagens, labirintos, excursões,
etc…
Lidar com espaços reais, úteis para seu bem-estar e o de outros. Acampamentos.
Van Gogh,
 Colón,
 Rodin,
Leonardo
de Vinci,
Madani.


A quarta inteligência, a corporal-sinestésica, é perfeita em relação às crianças supostamente hiperativas, hipercinéticos, com ADD, Índigo e outros. São as crianças que nunca ficam tranqüilos, sentados imóveis em sua carteira; isso é uma tortura e um aborrecimento completo para eles. Eles precisam do movimento para “ancorar” ou “gravar” informações. Alem disso, este estilo de aprendizagem orientado para o sentido tátil é ideal, já que sabemos que é muito desenvolvido nos Índigos.

Estilo de aprendizagem

Mecanismos de pensamento
Hábil com
Material
Ferramentas pedagógicas
Exemplos
4.
Corporal-cinética
(movimento)
Nas sensações somáticas (corpo) capacidade para controlar os movimentos do próprio corpo e para manipular objetos com destreza, percebem o mundo exterior através de seu corpo e sentido tátil.
Dançar, correr, brincar, construir, tocar, mímica, esportes, artes marciais. Ágil com o corpo.

.
Teatro, sala de psico-motricidade, ginásio,
sala de trabalhos manuais,
parques poli-funcionais.
Participar na realização de torneios desportivos, ferias (culturais, científicas, sociais), atividades físicas, movimento,
experiências táteis.
Marceau, Wilson Pico, maestro Chi Kong,
Alicia Alonso.










A quinta é a inteligência musical, a qual é extremamente importante desde o pré-natal até a terceira idade (ler o livro O efeito Mozart e também ver os benefícios do método Suzuki).


Mecanismos de pensamento
Hábil com
Material
Ferramentas pedagógicas
Exemplo
5.
Musical
Em ritmo, melodia e harmonia: sensibilidade para produzir e apreciar ritmos, tons e timbres. Grande apreciação musical.
Cantar, assobiar, entoar, escutar.
Hábeis para a composição e para a          interpretação musical em suas diferentes manifestações.
Gravação de todo tipo de música,
instrumentos musicais.
Suporte musical em todo ensinamento. Expressão corporal. Escuta para as lições.
Assistir a concertos, 
Mozart, Lenon,
Chico Buarque.


A sexta é a inteligência interpessoal, a inteligência per si do Índigo humanista (descrito por Lee Carrol, 2000). Esta criança é muito sociável, fala com todos e tem um grande poder de liderança... e um carisma!


Mecanismos de pensamento
Hábil com
Material
Ferramentas pedagógicas
Exemplo
6.
Inter-
pessoal
Possui a claridade da necessidade social. Pensam em função do outro, perguntam os outros sobre idéias, habilidade para interação social e para a organização de grupos humanos.
Dirigir, organizar,
diplomáticos,
hábeis em relações humanas, liderança e manejo grupal.
Amigos, grupos, clubes,  exposições, festas, aprendizagens, mentores.
Trabalhos em equipe, responsabilidades compartilhadas.
Gandhi, Luther King,
Mandela,
Rigoberta Menchu.



A sétima corresponde mais com a forma de aprendizagem da criança Cristal. É a mais difícil de lidar como professor, porem extremamente interessante. O desafio é quando na mesma sala, o docente tem que lidar com crianças extremamente interpessoais e com crianças extremamente intrapessoais (estes últimos, as vezes exigem estudar em casa com um sistema semi-distancia, pela seguinte razão: não suportam o ruído e as comoções de um colégio).

Estilo de aprendizagem

Mecanismos de pensamento
Hábil com
Material
Ferramentas pedagógicas
Exemplo
7.
Intra-
Pessoal
Processos de interiorização global,
sensibilidade a meditação, a todos os processos de reflexão. Percebem o mundo através de seu “eu interior”. Estão atentos a suas experiências íntimas.
Definir metas, meditar, sonhar, calar, planificar.
São hábeis para captar a “essência” das coisas.
Lugares secretos, alternativas de estudos, aprendizagem a distancia. Necessitam lugares para momentos de solidão, de calma.
Manejo do tempo sem pressão porem criando consciência pessoal e global.
Exploração de sua personalidade. Autobiografia.
Freud, Ana Frank, St. Exupery, Paulo Coelho.



A oitava é a naturista, que identifica com a conexão vibratória de todas as crianças e jovens da nova geração.


Mecanismos de pensamento
Hábil com
Material
Ferramentas pedagógicas
Exemplo
8.
Naturista
Contato com o entorno natural: sensibilidade para conectar-se com a natureza em todas as suas expressões e nutrir-se energeticamente dela.
Estar em espaços abertos. Gostam de lugares com água, árvores, flores,
Hábeis em todos os assuntos de meio ambiente, biologia e de ecologia.
Espaços ao ar livre, material para atividades de recreação e observação da natureza.
Saídas de campo, acampamento de verão, aprender as ciências naturais pela observação direta, documentários sobre ciências naturais.
Cousteau, Darwin,
Kemph.


 

A nona inteligência


O mesmo Doutor Gardner gerou uma inteligência adicional, que ele chamou de inteligência transcendente (sem incluir na época os talentos psíquicos). Outros autores (como a Dra. Wendy Chappman, http://metagifted.org) a chamam de inteligência metafísica, na qual se reconhece as habilidades psíquicas e as aspirações espirituais  nesta categoria. Não obstante o nome que se pode dar, seja inteligência transcendente, psico-espiritual, existencial ou metafísica[1] , esta nona inteligência seria utilizada amplamente pelas crianças Índigo, os Cristal e as outras crianças por vir da terceira geração.
Desta inteligência, se ressaltam três características principais.
- Sensibilidade ampliada a todo nível, dotação de “supra-sentidos”.
- Espiritualidade altamente desenvolvida.
- habilidades psíquicas inatas.

A nona inteligência.


Estilo de aprendizagem

Mecanismos de pensamento
Hábil com
Material
Ferramentas pedagógicas
Exemplo
9.
Trascen-
dente
Buscas espirituais,místicas,
capacidade de relacionar-se com os temas profundos, religiosos, filosóficos e mágicos.
Explorar os campos religiosos, filosóficos, metafísicos e fantásticos.
Hábeis para guiar espiritual-
mente as pessoas.
Favorecer encontros vivenciais com mestres, manejo de defesa psíquica,
manejo de energia, individual e grupal,
visão global e holística das matérias.
Aproximação a temas holísticos. Reflexão, não imposição de rotina,
meditação, liberdade de explorar os temas espirituais,
rituais indígenas,  astrologia,
diálogos de “saberes”.

E todas as recomendações da inteligência  intra-pessoal.
Crianças e jovens da nova geração.
Especialmente geração 2 e 3.

 

                                                A inteligência emocional


A inteligência emocional é uma transversal extremamente importante que se deve considerar e atender com prioridade em todas as situações (Goleman, Candace Pert).


Fundação INDI-GO, com a participação da Dra. Jeaneth Suárez, médica e pedagoga, Equador; Dra. Yolanda León Ruiz, Colombia; e Arq. Margaret Seleme de Guevara, Bolivia.

Fonte: extraído do Original em espanhol: Consciência Índigo, Futuro Presente




[1] Metafísica:do grego, mais alem;Physika: natureza, “investigação do ser enquanto ser”, Dicionário Larousse.