Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Inteligencias Multiplas


Em minhas próprias aulas para aqueles com “dificuldades de aprendizagem”, tive um surpreendente grupo que contavam com a presença de um menino que ostentava o recorde nacional em natação, estilo livre, em sua categoria por idade; uma menina que era modelo para uma cadeia de armazéns a nível nacional; destacados artistas e escritores; um menino com percepções extra-sensórias; exímios contadores de histórias; destacados estudantes de matemáticas e muitos outros seres humanos de grande talento.
No entanto, quando estas crianças ingressam no colégio, os professores e os pais dão ênfase em sua “dificuldade”.
Lembro-me da história para aprender escalar, voar, correr, nadar e escavar. Não conseguiram entrar em acordo acerca de qual matéria era mais importante, assim concordaram que todos os animais deveriam ter o mesmo programa. O coelho era especialista em correr, mas quase se afoga na aula de natação. A experiência lhe produziu um trauma tão forte que nunca mais pode correr tão bem quanto sabia fazê-lo. A águia era maravilhosamente ágil ao voar, mas pelo seu desempenho na aula de escavar ter sido tão deficiente a colocaram num programa de nivelação que lhe tomava tanto tempo que logo esqueceu como voar.
E assim aconteceu com os outros animais também, que perderam a oportunidade de destacar-se em seus talentos porque lhes obrigaram a fazer coisas que não respeitavam sua natureza original.
A forma como tratamos nossas crianças se parece muito com esta história: fazemos caso omisso de seus dons e talentos enquanto que os obrigamos a desperdiçar horas em aulas especiais ou grupos de nivelação.
As águias devem voar!
Armstrong, 2000: 12-13


Oito maneiras de aprender

Até agora os investigadores em pedagogia (Howard Gardner, 1983, Thomas Armstrong, 1993 e Elena Maria Ortiz de Maschwitz, 2000) afirmam que as crianças têm pelo menos oito inteligências, quer dizer, maneiras de aprender ou estilos de aprendizagem:

- a lingüística
-a lógica-matemática
-a espacial
-a corporal-cinética
-a intrapessoal
-a interpessoal-
-a musica
-e a naturista.

Obviamente as crianças utilizam varias inteligências por vez, em proporções variadas. Em uma aula, se recomendam utilizar sistematicamente todas as inteligências, assim ninguém se entedia, começando pelo professor!
A primeira é a inteligência, que é a que se utiliza quase em três terços no sistema atual.



Mecanismos de pensamento
Hábil com
Material
Ferramentas pedagógicas
Exemplos
1.
Lingüística
Em palavras, sensibilidade aos sons, estruturas, significados e funções das palavras e a linguagem.
Ler, escrever, falar, contar contos, jogos de palavras.

Hábeis para falar, interpretar a leitura e comunicar-se.
Livros, gravadores, papel, periódicos, revistas, historinhas, dicionários,
etc..
Expressar-se por meio de debates, entrevistas, conversações,
periódicos, livros, folhetos...
Isabel Allende, Goethe, Borges,
García Márquez,
Unamuno


A segunda é a lógica-matemática, utilizada quase em um terço no sistema educativo atual. É uma das inteligências da criança Índigo conceitual (descrito por Lee Carrol, 2000)

Mecanismos de pensamento
Hábil com
Material
Ferramentas pedagógicas
Exemplos
2.
Lógica-matemática
Raciocínio, sensibilidade e capacidade de distinguir padrões lógicos ou numéricos, habilidade de lidar com longos segmentos de raciocínio.
Experimentar, questionar, solucionar.
Habilidade para a ciência, a matemática, a resolução de problemas lógicos e de raciocínio.
Ábacos,
museus, laboratórios, experimentos,
computadores,
etc…
Explorar, pensar, assumir a solução de problemas, supostos, dar soluções a experimentos, investigar.
Einstein, Pasteur, Edison, Marie Curie,
David Foster.


As demais inteligências ou tipos de aprendizagem são pouco utilizados nos colégios, apesar de terem a mesma importância que as primeiras e de darem excelentes resultados com as crianças da nova geração, Índigo e outros, especialmente a inteligência intrapessoal, a naturista e sinestésica.
A terceira é a espacial, a inteligência das artes plásticas, do desenho e da arquitetura.

Estilo de aprendizagem

Mecanismos de pensamento
Hábil com
Material
Ferramentas pedagógicas
Exemplo
  3.
  Espacial
Imagens, desenhos e perspectivas: capacidade para perceber acertadamente o mundo visual e espacial, e para realizar transformações sobre as percepções iniciais próprias.
Desenhar, visualizar, fazer rabiscos.

Hábeis para a arte, a motricidade fina, o desenho, a escultura, a arquitetura.
Artes plásticas, quebra-cabeças, modelos para montar (blocos, legos), vídeos, imagens, labirintos, excursões,
etc…
Lidar com espaços reais, úteis para seu bem-estar e o de outros. Acampamentos.
Van Gogh,
 Colón,
 Rodin,
Leonardo
de Vinci,
Madani.


A quarta inteligência, a corporal-sinestésica, é perfeita em relação às crianças supostamente hiperativas, hipercinéticos, com ADD, Índigo e outros. São as crianças que nunca ficam tranqüilos, sentados imóveis em sua carteira; isso é uma tortura e um aborrecimento completo para eles. Eles precisam do movimento para “ancorar” ou “gravar” informações. Alem disso, este estilo de aprendizagem orientado para o sentido tátil é ideal, já que sabemos que é muito desenvolvido nos Índigos.

Estilo de aprendizagem

Mecanismos de pensamento
Hábil com
Material
Ferramentas pedagógicas
Exemplos
4.
Corporal-cinética
(movimento)
Nas sensações somáticas (corpo) capacidade para controlar os movimentos do próprio corpo e para manipular objetos com destreza, percebem o mundo exterior através de seu corpo e sentido tátil.
Dançar, correr, brincar, construir, tocar, mímica, esportes, artes marciais. Ágil com o corpo.

.
Teatro, sala de psico-motricidade, ginásio,
sala de trabalhos manuais,
parques poli-funcionais.
Participar na realização de torneios desportivos, ferias (culturais, científicas, sociais), atividades físicas, movimento,
experiências táteis.
Marceau, Wilson Pico, maestro Chi Kong,
Alicia Alonso.










A quinta é a inteligência musical, a qual é extremamente importante desde o pré-natal até a terceira idade (ler o livro O efeito Mozart e também ver os benefícios do método Suzuki).


Mecanismos de pensamento
Hábil com
Material
Ferramentas pedagógicas
Exemplo
5.
Musical
Em ritmo, melodia e harmonia: sensibilidade para produzir e apreciar ritmos, tons e timbres. Grande apreciação musical.
Cantar, assobiar, entoar, escutar.
Hábeis para a composição e para a          interpretação musical em suas diferentes manifestações.
Gravação de todo tipo de música,
instrumentos musicais.
Suporte musical em todo ensinamento. Expressão corporal. Escuta para as lições.
Assistir a concertos, 
Mozart, Lenon,
Chico Buarque.


A sexta é a inteligência interpessoal, a inteligência per si do Índigo humanista (descrito por Lee Carrol, 2000). Esta criança é muito sociável, fala com todos e tem um grande poder de liderança... e um carisma!


Mecanismos de pensamento
Hábil com
Material
Ferramentas pedagógicas
Exemplo
6.
Inter-
pessoal
Possui a claridade da necessidade social. Pensam em função do outro, perguntam os outros sobre idéias, habilidade para interação social e para a organização de grupos humanos.
Dirigir, organizar,
diplomáticos,
hábeis em relações humanas, liderança e manejo grupal.
Amigos, grupos, clubes,  exposições, festas, aprendizagens, mentores.
Trabalhos em equipe, responsabilidades compartilhadas.
Gandhi, Luther King,
Mandela,
Rigoberta Menchu.



A sétima corresponde mais com a forma de aprendizagem da criança Cristal. É a mais difícil de lidar como professor, porem extremamente interessante. O desafio é quando na mesma sala, o docente tem que lidar com crianças extremamente interpessoais e com crianças extremamente intrapessoais (estes últimos, as vezes exigem estudar em casa com um sistema semi-distancia, pela seguinte razão: não suportam o ruído e as comoções de um colégio).

Estilo de aprendizagem

Mecanismos de pensamento
Hábil com
Material
Ferramentas pedagógicas
Exemplo
7.
Intra-
Pessoal
Processos de interiorização global,
sensibilidade a meditação, a todos os processos de reflexão. Percebem o mundo através de seu “eu interior”. Estão atentos a suas experiências íntimas.
Definir metas, meditar, sonhar, calar, planificar.
São hábeis para captar a “essência” das coisas.
Lugares secretos, alternativas de estudos, aprendizagem a distancia. Necessitam lugares para momentos de solidão, de calma.
Manejo do tempo sem pressão porem criando consciência pessoal e global.
Exploração de sua personalidade. Autobiografia.
Freud, Ana Frank, St. Exupery, Paulo Coelho.



A oitava é a naturista, que identifica com a conexão vibratória de todas as crianças e jovens da nova geração.


Mecanismos de pensamento
Hábil com
Material
Ferramentas pedagógicas
Exemplo
8.
Naturista
Contato com o entorno natural: sensibilidade para conectar-se com a natureza em todas as suas expressões e nutrir-se energeticamente dela.
Estar em espaços abertos. Gostam de lugares com água, árvores, flores,
Hábeis em todos os assuntos de meio ambiente, biologia e de ecologia.
Espaços ao ar livre, material para atividades de recreação e observação da natureza.
Saídas de campo, acampamento de verão, aprender as ciências naturais pela observação direta, documentários sobre ciências naturais.
Cousteau, Darwin,
Kemph.


 

A nona inteligência


O mesmo Doutor Gardner gerou uma inteligência adicional, que ele chamou de inteligência transcendente (sem incluir na época os talentos psíquicos). Outros autores (como a Dra. Wendy Chappman, http://metagifted.org) a chamam de inteligência metafísica, na qual se reconhece as habilidades psíquicas e as aspirações espirituais  nesta categoria. Não obstante o nome que se pode dar, seja inteligência transcendente, psico-espiritual, existencial ou metafísica[1] , esta nona inteligência seria utilizada amplamente pelas crianças Índigo, os Cristal e as outras crianças por vir da terceira geração.
Desta inteligência, se ressaltam três características principais.
- Sensibilidade ampliada a todo nível, dotação de “supra-sentidos”.
- Espiritualidade altamente desenvolvida.
- habilidades psíquicas inatas.

A nona inteligência.


Estilo de aprendizagem

Mecanismos de pensamento
Hábil com
Material
Ferramentas pedagógicas
Exemplo
9.
Trascen-
dente
Buscas espirituais,místicas,
capacidade de relacionar-se com os temas profundos, religiosos, filosóficos e mágicos.
Explorar os campos religiosos, filosóficos, metafísicos e fantásticos.
Hábeis para guiar espiritual-
mente as pessoas.
Favorecer encontros vivenciais com mestres, manejo de defesa psíquica,
manejo de energia, individual e grupal,
visão global e holística das matérias.
Aproximação a temas holísticos. Reflexão, não imposição de rotina,
meditação, liberdade de explorar os temas espirituais,
rituais indígenas,  astrologia,
diálogos de “saberes”.

E todas as recomendações da inteligência  intra-pessoal.
Crianças e jovens da nova geração.
Especialmente geração 2 e 3.

 

                                                A inteligência emocional


A inteligência emocional é uma transversal extremamente importante que se deve considerar e atender com prioridade em todas as situações (Goleman, Candace Pert).


Fundação INDI-GO, com a participação da Dra. Jeaneth Suárez, médica e pedagoga, Equador; Dra. Yolanda León Ruiz, Colombia; e Arq. Margaret Seleme de Guevara, Bolivia.

Fonte: extraído do Original em espanhol: Consciência Índigo, Futuro Presente




[1] Metafísica:do grego, mais alem;Physika: natureza, “investigação do ser enquanto ser”, Dicionário Larousse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário