Em minhas próprias aulas para aqueles com “dificuldades de aprendizagem”, tive um surpreendente grupo que contavam com a presença de um menino que ostentava o recorde nacional em natação, estilo livre, em sua categoria por idade; uma menina que era modelo para uma cadeia de armazéns a nível nacional; destacados artistas e escritores; um menino com percepções extra-sensórias; exímios contadores de histórias; destacados estudantes de matemáticas e muitos outros seres humanos de grande talento.
No entanto, quando estas crianças ingressam no colégio, os professores e os pais dão ênfase em sua “dificuldade”.
Lembro-me da história para aprender escalar, voar, correr, nadar e escavar. Não conseguiram entrar em acordo acerca de qual matéria era mais importante, assim concordaram que todos os animais deveriam ter o mesmo programa. O coelho era especialista em correr, mas quase se afoga na aula de natação. A experiência lhe produziu um trauma tão forte que nunca mais pode correr tão bem quanto sabia fazê-lo. A águia era maravilhosamente ágil ao voar, mas pelo seu desempenho na aula de escavar ter sido tão deficiente a colocaram num programa de nivelação que lhe tomava tanto tempo que logo esqueceu como voar.
E assim aconteceu com os outros animais também, que perderam a oportunidade de destacar-se em seus talentos porque lhes obrigaram a fazer coisas que não respeitavam sua natureza original.
A forma como tratamos nossas crianças se parece muito com esta história: fazemos caso omisso de seus dons e talentos enquanto que os obrigamos a desperdiçar horas em aulas especiais ou grupos de nivelação.
As águias devem voar!
Armstrong, 2000: 12-13
Oito maneiras de aprender
Até agora os investigadores em pedagogia (Howard Gardner, 1983, Thomas Armstrong, 1993 e Elena Maria Ortiz de Maschwitz, 2000) afirmam que as crianças têm pelo menos oito inteligências, quer dizer, maneiras de aprender ou estilos de aprendizagem:
- a lingüística
-a lógica-matemática
-a espacial
-a corporal-cinética
-a intrapessoal
-a interpessoal-
-a musica
-e a naturista.
Obviamente as crianças utilizam varias inteligências por vez, em proporções variadas. Em uma aula, se recomendam utilizar sistematicamente todas as inteligências, assim ninguém se entedia, começando pelo professor!
A primeira é a inteligência, que é a que se utiliza quase em três terços no sistema atual.
| Mecanismos de pensamento | Hábil com | Material | Ferramentas pedagógicas | Exemplos |
1. Lingüística | Em palavras, sensibilidade aos sons, estruturas, significados e funções das palavras e a linguagem. | Ler, escrever, falar, contar contos, jogos de palavras. Hábeis para falar, interpretar a leitura e comunicar-se. | Livros, gravadores, papel, periódicos, revistas, historinhas, dicionários, etc.. | Expressar-se por meio de debates, entrevistas, conversações, periódicos, livros, folhetos... | Isabel Allende, Goethe, Borges, García Márquez, Unamuno |
A segunda é a lógica-matemática, utilizada quase em um terço no sistema educativo atual. É uma das inteligências da criança Índigo conceitual (descrito por Lee Carrol, 2000)
| Mecanismos de pensamento | Hábil com | Material | Ferramentas pedagógicas | Exemplos |
2. Lógica-matemática | Raciocínio, sensibilidade e capacidade de distinguir padrões lógicos ou numéricos, habilidade de lidar com longos segmentos de raciocínio. | Experimentar, questionar, solucionar. Habilidade para a ciência, a matemática, a resolução de problemas lógicos e de raciocínio. | Ábacos, museus, laboratórios, experimentos, computadores, etc… | Explorar, pensar, assumir a solução de problemas, supostos, dar soluções a experimentos, investigar. | Einstein, Pasteur, Edison, Marie Curie, David Foster. |
As demais inteligências ou tipos de aprendizagem são pouco utilizados nos colégios, apesar de terem a mesma importância que as primeiras e de darem excelentes resultados com as crianças da nova geração, Índigo e outros, especialmente a inteligência intrapessoal, a naturista e sinestésica.
A terceira é a espacial, a inteligência das artes plásticas, do desenho e da arquitetura.
Estilo de aprendizagem | Mecanismos de pensamento | Hábil com | Material | Ferramentas pedagógicas | Exemplo |
3. Espacial | Imagens, desenhos e perspectivas: capacidade para perceber acertadamente o mundo visual e espacial, e para realizar transformações sobre as percepções iniciais próprias. | Desenhar, visualizar, fazer rabiscos. Hábeis para a arte, a motricidade fina, o desenho, a escultura, a arquitetura. | Artes plásticas, quebra-cabeças, modelos para montar (blocos, legos), vídeos, imagens, labirintos, excursões, etc… | Lidar com espaços reais, úteis para seu bem-estar e o de outros. Acampamentos. | Van Gogh, Colón, Rodin, Leonardo de Vinci, Madani. |
A quarta inteligência, a corporal-sinestésica, é perfeita em relação às crianças supostamente hiperativas, hipercinéticos, com ADD, Índigo e outros. São as crianças que nunca ficam tranqüilos, sentados imóveis em sua carteira; isso é uma tortura e um aborrecimento completo para eles. Eles precisam do movimento para “ancorar” ou “gravar” informações. Alem disso, este estilo de aprendizagem orientado para o sentido tátil é ideal, já que sabemos que é muito desenvolvido nos Índigos.
Estilo de aprendizagem | Mecanismos de pensamento | Hábil com | Material | Ferramentas pedagógicas | Exemplos | ||
4. Corporal-cinética (movimento) | Nas sensações somáticas (corpo) capacidade para controlar os movimentos do próprio corpo e para manipular objetos com destreza, percebem o mundo exterior através de seu corpo e sentido tátil. | Dançar, correr, brincar, construir, tocar, mímica, esportes, artes marciais. Ágil com o corpo. . | Teatro, sala de psico-motricidade, ginásio, sala de trabalhos manuais, parques poli-funcionais. | Participar na realização de torneios desportivos, ferias (culturais, científicas, sociais), atividades físicas, movimento, experiências táteis. | Marceau, Wilson Pico, maestro Chi Kong, Alicia Alonso. | ||
A quinta é a inteligência musical, a qual é extremamente importante desde o pré-natal até a terceira idade (ler o livro O efeito Mozart e também ver os benefícios do método Suzuki).
| Mecanismos de pensamento | Hábil com | Material | Ferramentas pedagógicas | Exemplo |
5. Musical | Em ritmo, melodia e harmonia: sensibilidade para produzir e apreciar ritmos, tons e timbres. Grande apreciação musical. | Cantar, assobiar, entoar, escutar. Hábeis para a composição e para a interpretação musical em suas diferentes manifestações. | Gravação de todo tipo de música, instrumentos musicais. | Suporte musical em todo ensinamento. Expressão corporal. Escuta para as lições. Assistir a concertos, | Mozart, Lenon, Chico Buarque. |
A sexta é a inteligência interpessoal, a inteligência per si do Índigo humanista (descrito por Lee Carrol, 2000). Esta criança é muito sociável, fala com todos e tem um grande poder de liderança... e um carisma!
| Mecanismos de pensamento | Hábil com | Material | Ferramentas pedagógicas | Exemplo |
6. Inter- pessoal | Possui a claridade da necessidade social. Pensam em função do outro, perguntam os outros sobre idéias, habilidade para interação social e para a organização de grupos humanos. | Dirigir, organizar, diplomáticos, hábeis em relações humanas, liderança e manejo grupal. | Amigos, grupos, clubes, exposições, festas, aprendizagens, mentores. | Trabalhos em equipe, responsabilidades compartilhadas. | Gandhi, Luther King, Mandela, Rigoberta Menchu. |
A sétima corresponde mais com a forma de aprendizagem da criança Cristal. É a mais difícil de lidar como professor, porem extremamente interessante. O desafio é quando na mesma sala, o docente tem que lidar com crianças extremamente interpessoais e com crianças extremamente intrapessoais (estes últimos, as vezes exigem estudar em casa com um sistema semi-distancia, pela seguinte razão: não suportam o ruído e as comoções de um colégio).
Estilo de aprendizagem | Mecanismos de pensamento | Hábil com | Material | Ferramentas pedagógicas | Exemplo |
7. Intra- Pessoal | Processos de interiorização global, sensibilidade a meditação, a todos os processos de reflexão. Percebem o mundo através de seu “eu interior”. Estão atentos a suas experiências íntimas. | Definir metas, meditar, sonhar, calar, planificar. São hábeis para captar a “essência” das coisas. | Lugares secretos, alternativas de estudos, aprendizagem a distancia. Necessitam lugares para momentos de solidão, de calma. | Manejo do tempo sem pressão porem criando consciência pessoal e global. Exploração de sua personalidade. Autobiografia. | Freud, Ana Frank, St. Exupery, Paulo Coelho. |
A oitava é a naturista, que identifica com a conexão vibratória de todas as crianças e jovens da nova geração.
| Mecanismos de pensamento | Hábil com | Material | Ferramentas pedagógicas | Exemplo |
8. Naturista | Contato com o entorno natural: sensibilidade para conectar-se com a natureza em todas as suas expressões e nutrir-se energeticamente dela. | Estar em espaços abertos. Gostam de lugares com água, árvores, flores, Hábeis em todos os assuntos de meio ambiente, biologia e de ecologia. | Espaços ao ar livre, material para atividades de recreação e observação da natureza. | Saídas de campo, acampamento de verão, aprender as ciências naturais pela observação direta, documentários sobre ciências naturais. | Cousteau, Darwin, Kemph. |
A nona inteligência
O mesmo Doutor Gardner gerou uma inteligência adicional, que ele chamou de inteligência transcendente (sem incluir na época os talentos psíquicos). Outros autores (como a Dra. Wendy Chappman, http://metagifted.org) a chamam de inteligência metafísica, na qual se reconhece as habilidades psíquicas e as aspirações espirituais nesta categoria. Não obstante o nome que se pode dar, seja inteligência transcendente, psico-espiritual, existencial ou metafísica[1] , esta nona inteligência seria utilizada amplamente pelas crianças Índigo, os Cristal e as outras crianças por vir da terceira geração.
Desta inteligência, se ressaltam três características principais.
- Sensibilidade ampliada a todo nível, dotação de “supra-sentidos”.
- Espiritualidade altamente desenvolvida.
- habilidades psíquicas inatas.
A nona inteligência.
Estilo de aprendizagem | Mecanismos de pensamento | Hábil com | Material | Ferramentas pedagógicas | Exemplo |
9. Trascen- dente | Buscas espirituais,místicas, capacidade de relacionar-se com os temas profundos, religiosos, filosóficos e mágicos. | Explorar os campos religiosos, filosóficos, metafísicos e fantásticos. Hábeis para guiar espiritual- mente as pessoas. | Favorecer encontros vivenciais com mestres, manejo de defesa psíquica, manejo de energia, individual e grupal, visão global e holística das matérias. | Aproximação a temas holísticos. Reflexão, não imposição de rotina, meditação, liberdade de explorar os temas espirituais, rituais indígenas, astrologia, diálogos de “saberes”. E todas as recomendações da inteligência intra-pessoal. | Crianças e jovens da nova geração. Especialmente geração 2 e 3. |
A inteligência emocional
A inteligência emocional é uma transversal extremamente importante que se deve considerar e atender com prioridade em todas as situações (Goleman, Candace Pert).
Fundação INDI-GO, com a participação da Dra. Jeaneth Suárez, médica e pedagoga, Equador; Dra. Yolanda León Ruiz, Colombia; e Arq. Margaret Seleme de Guevara, Bolivia.
Fonte: extraído do Original em espanhol: Consciência Índigo, Futuro Presente
Tradução: sandraferris@globo.com
[1] Metafísica:do grego, mais alem;Physika: natureza, “investigação do ser enquanto ser”, Dicionário Larousse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário